A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (3/8) que o presidente da subsidiária brasileira, Emilio Umeoka, deixará o cargo para assumir a vice-presidência da empresa na região Ásia-Pacífico. O executivo assume a nova função em 28 de agosto, na qual será responsável pelas operações da companhia em 11 países ? Cingapura, Malásia, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Vietnã, SriLanka, Bangladesh, Coréia, Nova Zelândia e Austrália ? e terá sob seu comando 1,9 mil funcionários. Umeoka irá se reportar ao presidente da Microsoft Internacional, Jean-Philippe Courtois. A empresa ainda não tem o nome de seu substituto, que, segundo ela, será anunciado em breve.
Durante os últimos quatro anos, o executivo liderou um time de mais de 400 empregados e fez significativos investimentos na realização de parcerias. O lançamento de uma série de inovações tecnológicas, a implementação de dois novos grupos de negócios ? mobility e business solutions ? e o investimento em funcionários são fatores que permitiram à Microsoft Brasil ser a unidade da companhia com maior crescimento na América Latina no último ano fiscal, encerrado em 30 de junho. A companhia expandiu em 50% o número de parceiros comerciais que geram empregos para mais de 300 mil profissionais, representando a maior comunidade de TI do país.
Nascido em Mogi das Cruzes, próximo a capital paulista, Umeoka graduou-se em engenharia de petróleo pela Texas A&M University e desenvolveu uma carreira internacional, com experiência em Angola e nos EUA. De 1986 a 1995, atuou como presidente da Wild West, primeira representante da Microsoft na América Latina para o segmento corporativo. Em 1995, Umeoka aceitou convite para trabalhar na Compaq, onde, após três anos, mudou-se para Houston para atuar como vice-presidente da divisão comercial de PCs para a América Latina. Em 2000, retornou ao Brasil como presidente da subsidiária brasileira da Compaq. Com a fusão desta com a HP, deixou a empresa. Em julho de 2002, foi nomeado presidente da Microsoft Brasil.