A Visa já conta com 200 milhões de cartões com chip e 5,2 milhões terminais preparados para leitura dos mesmos. Na América Latina o número cresceu 153% no primeiro semestre de 2006, atingido 17 milhões de cartões com chip e quase 800 mil terminais.
A informação é do vice-presidente de Tecnologia para a região América Latina e Caribe, Diego Rodriguez, que junto com Randal Shuken, vice-presidente sênior de produtos para América Latina e Caribe da MasterCard, foi um dos participantes do painel sobre tecnologias emergentes no 1º Congresso Brasileiro de Meios de Pagamentos, que terminou nesta quinta-feira, 3/8, em São Paulo, patrocinado pela Abecs e Febraban.
Disse ainda que a Visa também está trabalhando em soluções de pagamento sem contatado (contact less), que incluem cartões com chips, com antenas tipo RF embutidas e aparelhos celulares que se transformam no próprio cartão. ?Desenvolvemos a tecnologia MWave e estamos trabalhando, nos Estados Unidos, junto com a MasterCard (que tem o padrão PayPass) e Amex, para a criação de um padrão de mercado?, disse Rodriguez.
Disse ainda que o segmento de cartões contact less é focado para quem precisa de rapidez e facilidade, e para valores pequenos, pois não precisa de senha para autorizar a transação. Segundo dados de 2006 do instituto Data Monitor, foram movimentados US$ 41,7 bilhões na América Latina usando esse tipo de cartão.
O tempo de transação medido pelo instituto revelou que o pagamento em dinheiro demorou 34 segundos, com cartão de tarja magnética, 24 segundos e cartão contact less, 15 segundos. Outro dado mostrou que no Brasil, mais de 50% dessas transações foram abaixo de dez dólares.
Novos projetos
Randal Shuken, da MasterCard, afirmou que a empresa está realizando vários projetos com novas tecnologias. Na Coréia, o cartão Kookmin, tem multi-funções, servindo de identidade, de fidelidade, de transporte, de crédito e carteira de micro-pagamentos (walet).
Na África do Sul, o Banco Capitec Sud Africa lançou um cartão com chip que funciona sem comunicação para atender regiões remotas, população desbancarizada e de baixa renda.
A solução nem contempla demonstrativo de pagamento. O portador pode ver as últimas 10 transações em terminais ponto de venda e o saldo do cartão. ?O Banco conseguiu 500 mil clientes e tem potencial para atingir milhões de usuários?, revelou Shuken.