O Grupo LM, que contempla a LM Transportes, a Bravo Caminhões e Ônibus e a Santo Antônio Patrimonial, contratou a Brisa para consultoria focada na avaliação dos ERPs e satélites. O projeto envolve a observação da condição dos diferentes sistemas, com a avaliação da aderência para implantar um modelo de gestão por resultados.
Para a companhia, a consultoria apresentou resultados imediatos, pois direcionou a melhor utilização dos sistemas e suas competências, além de corrigir bugs identificados e novas implementações, evitando gastos desnecessários e overhead de controle.
O diagnóstico dos processos de gestão da área de TI consistiu na análise de maturidade da governança, baseada no padrão Cobit, recomendando ações de curto, médio e longo prazo, no contexto dos domínios de planejamento e organização, aquisição e implementação, entrega, suporte e monitoramento.
A Brisa foi responsável também pela elaboração de um plano de operação de TI e Comunicações, visando sequenciar a execução das ações, conforme prioridade e impactos. "Construímos um mapa do caminho que o grupo precisava percorrer para resolver os entraves tecnológicos e de gestão de TI para que os sistemas de informação pudessem se tornar estratégicos para o crescimento dos negócios, possibilitando o acompanhamento contínuo dos indicadores de desempenho", diz Kátia Argolo, diretora de operações da Brisa.
- Terceirizando