O Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (Proimpe) já conta com a participação de 41 empresas, que estão interessadas na lista de software e serviços de TI para utilização na informatização de micro e pequenas empresas.
"O interesse na adesão ao programa está sendo surpreendente e cresce semanalmente. Além de nos transmitir todas as informações técnicas, as companhias selecionadas estão participando de conferencias na web para apresentar cada software ou serviço de TI relacionado", explicou Djalma Petit, diretor de mercado da Softex.
Esse portfólio será utilizado pelos 52 consultores capacitados pela Softex e responsáveis por auxiliar as micro e pequenas empresas (MPEs) dos segmentos de agricultura orgânica, indústria gráfica, madeira e móveis, varejo de autopeças, indústria do vestuário, pequenos hotéis e pousadas em seu processo de informatização.
Assim, os consultores do Proimpe contarão com uma ferramenta de apoio para a indicação das soluções mais adequadas a cada empresa. A partir das informações geradas pelas companhias fornecedoras, um sistema em fase final de desenvolvimento será capaz de relacionar os aspectos técnicos e operacionais com as necessidades de cada empresa interessada, o que permitirá eficiência na escolha da melhor solução ou serviço.
"Automatizamos o processo de indicação, assim ele se torna não apenas mais consistente tecnicamente, mas também impessoal", destacou Petit. Ele acrescenta que o sistema confronta a demanda da empresa com os produtos ofertados, emitindo um relatório com as soluções mais convenientes a partir de percentuais de aderência. Na etapa seguinte, o consultor não apenas auxilia o micro ou pequeno empresário a optar pelo software mais adequado, como também o assiste durante todo o processo de implantação.
"Ao levarmos os recursos da informática à última fronteira da TI, não estamos proporcionando apenas um importante ganho de produtividade e de competitividade para as MPEs, mas gerando negócios para as companhias nacionais de software e serviços de TI", concluiu Arnaldo Bacha, vice-presidente executivo da Softex.
- Incentivo à informatização