No período entre janeiro e junho deste ano já foram registrados 298,18 mil incidentes na web, o que representa um crescimento de quase 34% na comparação com todo o ano de 2008, quando o número de incidentes totalizou 222,52 mil, segundo dados do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (Cert.br).
Segundo o presidente do conselho superior de tecnologia da informação da Federação do Comércio do estado de São Paulo (Fecomércio-SP), Renato Opice Blum, o número é muito relevante e mostra que as mensagens indesejadas (spams) continuam a ser enviados devido ao fato de ser grande o número de pessoas que os abrem.
"Se existe spam é porque há demanda. Só o interesse já justifica o envio destas mensagens indesejadas", afirmou Blum. O executivo citou como exemplo um levantamento feito pela Fecomércio-SP, com mil consumidores, no qual 54% das pessoas revelaram que abrem mensagens com anúncios de produtos que chegam em seus correios eletrônicos.
Blum apontou, inclusive, que as pessoas têm se aproveitado de assuntos do momento, como a gripe suína, para incrementar o envio de spams.
- Crescimento exponencial