A produção industrial brasileira recuou 1% na comparação de junho com maio deste ano. Os setores de máquinas para escritório e equipamentos de informática, e de material eletrônico e equipamentos de comunicações estão entre os principais responsáveis pelo resultado negativo ao registrarem retração de 11,6% e 4,9% na mesma base de comparação, respectivamente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já na comparação de junho deste ano com o mesmo mês do ano passado, a produção industrial nacional teve expansão de 11,1%. Nesta relação, o setor de material eletrônico e equipamentos de comunicações teve produção 12,4% superior, enquanto o segmento de máquinas para escritório e equipamentos de informática apurou alta de 4,1%.
Por fim, a produção industrial do Brasil do acumulado do primeiro semestre deste ano apresentou avanço de 16,2% em relação aos seis primeiros meses de 2009. Na mesma base de comparação, a produção da atividade de máquinas para escritório e equipamentos de informática aumentou 29,6%. O setor de material eletrônico e equipamentos de comunicações, por sua vez, atingiu expansão de 22,4% na sua produção no primeiro semestre deste ano, ante o mesmo período de 2009.
- Retração