O mercado mundial de infraestrutura de redes móveis deve atingir receita de US$ 43 bilhões em 2014, o dobro do registrado no ano passado, segundo estudo da consultoria Dell'Oro Group. A consultoria pondera, porém, que neste ano o mercado vai manter praticamente o mesmo patamar de 2009 e que o crescimento começará apenas a partir do ano que vem.
Somente a receita do mercado de infraestrutura para banda larga móvel de quarta geração Long Term Evolution (LTE) alcançará US$ 6 bilhões até 2014. A Dell'Oro salientou que neste ano o mercado terá taxas de crescimento relativamente baixas e passará a apurar expansão de dois dígitos a partir do início de 2011.
De acordo com Scott Siegler, analista sênior de pesquisas sobre infraestruturas para comunicações móveis da Dell'Oro, o crescimento do mercado vai depender da capacidade das operadoras de telecomunicações de investir em banda larga móvel 3G e de LTE para suportar a demanda dos usuários.
O serviço de dados móveis, segundo Siegler, ainda será por longo período de tempo o principal impulsionador do aumento dos investimentos em infraestrutura de redes móveis.
- Mercado