O Banco Central (BC) publicou, nesta sexta-feira,3, as Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, referentes a 2017. No período, observou-se a continuidade do aumento do uso dos meios eletrônicos de pagamentos. O número de transações com cartões foi elevada de 5,9 bi para 6,4 bi no crédito e 6,8 bi para 7,9 bi no débito. Aumentou a participação das operações com cartões de débito (de 53,9% para 55,4%), o que está em consonância com o direcionamento dado pelo BC de que o cartão de débito seja cada vez mais utilizado como instrumento de pagamento.
Por sua vez, o uso de dispositivos móveis (celulares e Personal Digital Assistant – PDA) foi o principal canal para realização de transações financeiras dos bancos em 2017. Observou-se redução na quantidade de transações através de centrais de atendimento e aumento das transações nos demais canais, com destaque para o expressivo aumento de transações através de dispositivos móveis (celulares e PDAs).
Esses dados, divulgados anualmente, compilam informações enviadas pelos diversos participantes do mercado. São divulgados números referentes ao uso dos instrumentos de pagamento no país, ao mercado de cartões de pagamento e aos canais de acesso a transações bancárias.