O Banco Mercantil do Brasil está utilizando a solução Dynatrace Software Intelligence Platform para maximizar a experiência dos usuários e a performance em seus serviços digitais. Os recursos de observabilidade automática e inteligente da plataforma Dynatrace® proporcionam ao Banco Mercantil do Brasil respostas precisas sobre como otimizar o gerenciamento da performance de suas aplicações e para impulsionar os processos de inovação.
"Estamos em um grande processo de expansão e digitalização de nossos serviços, o que tem levado a um aumento na complexidade do gerenciamento de todas as aplicações e infraestrutura devido a interconectividade. Para aprimorar nossos serviços digitais e acelerar a inovação, entendemos que era hora de obter melhor entendimento do nosso ambiente a fim de gerenciar e de responder às questões que impactam nossos usuários", explica Ramon Oliveira, Gerente de Processamento e Monitoramento do Banco Mercantil do Brasil.
"É este o ponto em que a Dynatrace nos ajudou. Em comparação com a solução que utilizávamos anteriormente e outras que chegamos a analisar, a observabilidade automática e inteligente da plataforma Dynatrace foi a melhor opção. Com a Dynatrace, nós temos uma forma muito mais ágil e precisa para identificar onde e como otimizar a performance das aplicações. Como resultado, estamos elevando o nível e a qualidade da experiência que oferecemos para nossos colaboradores e clientes."
De acordo com Oliveira, a rápida digitalização do setor bancário significou que times de TI estão gerenciando, cada vez mais, ambientes digitais complexos e dinâmicos, como infraestruturas de multicloud. "Somos um banco em que a experiência física, nos Pontos de Atendimento, e digital são igualmente importantes. Temos muitos clientes que utilizam majoritariamente os caixas eletrônicos e o atendimento humano em nossas unidades, o que significa dizer que cada minuto de um sistema parado pode significar um grande impacto em nossa relação com estes clientes. Da mesma forma, temos centenas de APIs que possibilitam os serviços digitais, no mundo on-line. Temos um contexto de TI complexo e que demanda a máxima disponibilidade", reforça.
Para garantir experiências perfeitas para seus clientes, o Banco implementou a plataforma Dynatrace® para possibilitar a análise e descoberta automática de processos, serviços e eventos críticos distribuídos por todo ambiente do banco. "A transformação digital está no topo das estratégias do setor bancário, pois os clientes querem ter sempre uma experiência prática, efetiva e sem atritos. Entretanto, quanto mais investimos em tecnologia para simplificar a vida dos usuários, mais complexo se torna o gerenciamento de todos estes recursos. É esse dilema que a Dynatrace ajuda a resolver", explica Fernando Mellone, Diretor de Vendas da Dynatrace no Brasil.
Por meio de seu mapa de dependências aprimorado por Inteligência Artificial continuamente atualizado, Dynatrace possibilita o acompanhamento em tempo real e de ponta a ponta de todas as aplicações utilizadas pelo banco, oferecendo insights precisos sobre a performance de todo o ambiente assim como os impactos na experiência dos clientes e para os negócios.
A capacidade de acompanhar em tempo real a performance das aplicações e recursos nativos da Nuvem moderna possibilita às organizações a oportunidade de mudar para um modelo proativo de gestão. "Sem dúvidas, a plataforma da Dynatrace nos permitiu ter uma visão muito mais proativa e preditiva sobre o que acontece com as aplicações, antes mesmo que uma intercorrência aconteça. Conseguimos acompanhar se determinado processo está fora de padrão e como podemos atuar para melhorar. Nesse sentido, ter uma fonte confiável e inteligente para gerenciar milhares de aplicações certamente ajuda a área de TI a também cooperar mais para os objetivos de negócio, entendendo como e onde podemos ajudar a melhorar uma entrega ao cliente, por exemplo", comenta Oliveira, do Banco Mercantil.