A Crefaz Financiamentos e Investimentos, fintech dedicada ao microcrédito que movimentou cerca de 700 milhões em empréstimos até março deste ano, tem várias novidades neste mês de agosto: um novo aplicativo para o cliente (que inclui biometria facial, entre outros recursos), versão atualizada de seu sistema de propostas e análise de crédito e um novo portal para correspondentes bancários e lojas.
Por meio do app para smartphones Meu Crefaz, é possível acessar e assinar um contrato de qualquer lugar do país, com o uso da assinatura digital e biometria facial (evitando ocorrências de fraude), facilitando a interação com a Crefaz e a contratação do serviço por parte do cliente.
"Investimos em Customer Experience como principal propósito da empresa em nossos canais de relacionamento, que têm como foco a população das classes C, D e E, faixa que geralmente não é atendida pelos grandes bancos", explica Carlos Eduardo Navarro Ribeiro, CEO da fintech. O executivo destaca que o microcrédito oferecido pela Crefaz permite que pessoas desempregadas montem o seu pequeno negócio e sustentem sua família ou mesmo a quem está endividado pagar suas contas e conseguir um prazo maior para reorganizar suas dívidas.
A nova versão do Crefazon traz um avançado motor de decisão de crédito que usa informações de um banco dados em nuvem para analisar as informações e saber em poucos segundos se há crédito disponível para o cliente. Toda a documentação cadastrada é avaliada em apenas 30 segundos e o cliente recebe a oferta de produtos de acordo com seu perfil.
Ele também permite inserir e acompanhar o status de propostas e exibe um leque de ofertas da Crefaz. Em breve esse sistema incluirá também serviços não financeiros de empresas parceiras.
"Enquanto muitas instituições utilizam a tecnologia para eliminar a mão de obra comercial, nós abraçamos a tecnologia como uma ferramenta para oferecer melhores recursos aos nossos parceiros e clientes", destaca Carlos Eduardo Navarro Ribeiro, CEO da Crefaz.
Com um público composto pela população de menor poder aquisitivo (que não costuma estar muito familiarizada com o uso de novas tecnologias), a interação humana por meio de parceiros ou funcionários da Crefaz é muito importante, para que o cliente seja devidamente orientado sobre os produtos mais adequados e sobre a importância do crédito consciente.
Para completar, o Portal Crefaz traz uma área para o correspondente bancário na qual esse parceiro tem acesso a treinamentos, materiais de divulgação personalizáveis disponíveis para download e um canal de atendimento exclusivo.
Com as novas ferramentas a fintech pretende aumentar em 50% o número de parceiros até o final de 2022 e, assim, atingir todas as cidades brasileiras.
A Crefaz conta com parceiros comerciais em 2.536 cidades do Brasil, 107 lojas em 102 localidades e em 2021 recebeu em suas unidades e canais eletrônicos de atendimento mais de 3 milhões de pessoas. No ano passado, foram fechados contratos com 335 mil clientes, crescimento de 191% em relação ao ano anterior.