A Telefônica anunciou nesta segunda-feira (3/9) que tem planos de implantar uma rede de fibra óptica na Espanha para atender a demanda por internet em banda larga, embora não tenha estabelecido uma data para início do projeto.
Atualmente, 53% dos domicílios daquele país têm conexão em banda larga, mas para atender ao crescimento e às exigências dos usuários espanhóis, a velocidade de acesso terá de aumentar cerca de cinco vezes nos próximos anos, segundo declarou a agências de notícias internacionais Julio Linares, diretor-geral de Coordenação, Desenvolvimento do Negócio e Sinergias da Telefônica.
A rede de cabos atual da Telefônica possibilita velocidade de até 10 Mbps (megabits por segundo), mas pelos cálculos de Linares seriam necessários 50 Mbps, o que, segundo ele, exigirá elevados investimentos. Ele avalia que, em alguns casos, o custo por conexão deve chegar a mais de mil euros.
Linares diz que a operadora preferiria dividir a infra-estrutura com outras operadoras, em vez de ser obrigada a fazer o investimento sozinha, conforme exige a CMT, a agência reguladora de telecomunicações da Espanha. Neste ano, segundo ele, a companhia pretende investir mais de 8 bilhões de euros, ou cerca de 14% de sua receita, principalmente em infra-estrutura e novos serviços.
O executivo reiterou também o interesse da Telefônica na aquisição dos 50% de participação que a Portugal Telecom detém na Vivo. "Continuamos com o mesmo interesse no mercado brasileiro e nos 50% que não detemos na empresa", disse Linares, frisando que o Brasil é um mercado importante e que a Telefônica gostaria de ter capacidade de gestão da Vivo.
Com informações da Agência Lusa.