A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, iniciou nesta terça-feira, 3, investigação antitruste na compra da Sun Microsystems pela Oracle. Segundo o jornal americano The Wall Street Journal, os órgãos reguladores europeus se disseram "extremamente preocupados" com a possibilidade do negócio afetar a concorrência no setor.
De acordo com a comissária de competição Neelie Kroes, a preocupação dos órgãos reguladores é com o fato que a Oracle, líder no mercado de banco de dados, ao comprar a Sun adquiriu também o maior banco de dados de código aberto do mundo, o MySQL, o qual havia sido comprado pela Sun por US$ 1 bilhão no ano passado. Caso a Sun seja efetivamente comprada, a Oracle se tornará a dona do maior banco de dados proprietários do mundo e do maior banco de dados de código aberto do mundo, e o que a Comissão Europeia quer é garantir que os consumidores continuarão tendo as mesmas opções e não serão vítimas de preços abusivos.
A investigação dá à Comissão mais quatro meses para decidir se permitirá ou não a compra da Sun pela Oracle, estendendo este prazo para o dia 19 de janeiro de 2010. O negócio foi recentemente aprovado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ).
As ações da Sun na Nasdaq cairam 1,8%, enquanto as da Oracle recuaram 1% nesta quinta-feira.
(veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
- Análise profunda