O Intstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou no início de agosto a primeira fase da coleta de dados para a nova Pesquisa de Inovação Tecnológica – Pintec, única fonte oficial de indicadores nacionais e regionais relativos às atividades de inovação realizadas em empresas.
Até dezembro, o IBGE pretende promover, com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entrevistas em cerca de 16 mil empreendimentos. O levantamento que vai abranger atividades industriais, além de serviços de telecomunicações, informática e pesquisa e desenvolvimento, irá revelar informações sobre gastos com atividades inovadoras, financiamentos públicos e privados, obstáculos para inovar, entre outros temas. A previsão é que os resultados, correspondentes ao triênio 2006-2008, sejam divulgados em julho de 2010.
Trata-se da quarta edição da pesquisa, já realizada em 2000, 2003 e 2005. "A Pintec é um farol para o governo e a academia entenderem de que forma a inovação se insere hoje no dia a dia das empresas brasileiras", explicou Mariana Rebouças, coordenadora do estudo.
Segundo ela, é a partir dos dados obtidos que o Ministério da Ciência e Tecnologia avalia os resultados e define as estratégias adotadas pelo Sistema Nacional de ciência e tecnologia. "O sucesso do PAC para a inovação na indústria e serviços será avaliado com base na nova Pintec", revelou Mariana.
- Pontapé inicial