Programa de desenvolvimento e cooperação econômica da Comissão Europeia, o Al-Invest terá rodada de negócios durante a BITS – Business IT South America, evento que acontecerá de 10 a 12 de maio de 2011, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, promovido pela Deutsche Messe AG, promotora da CeBIT – principal evento mundial da indústria de TIC –, a Hannover Fairs Sulamerica (representante da Deutsche Messe) e a FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), em cooperação com a Converge Comunicações.
Destinado a internacionalização de empresas da América Latina e da União Européia, o Al-Invest oferece instrumentos para a realização de acordos comerciais de longa duração, transferência de tecnologia e know-how, investimentos e joint ventures.
Propiciar um bom ambiente para fazer negócios é um dos principais objetivos da BITS. Neste contexto, André Meyer da Silva, presidente da Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre vê de forma extremamente positiva a iniciativa da Deutsche Messe em realizar este evento no país. "Temos certeza que a opção pelo Brasil e pelo Rio Grande do Sul é oportuna e acertada. O crescimento do setor de TI no Brasil e no nosso estado – com o estabelecimento de novas empresas e com a expansão das já instaladas – foi tal nos últimos anos, que atraiu grandes players globais como a SAP, HP, Motorola, HCL, Dell, Softtek e Microsoft, entre outros que aqui se instalaram. Empresas locais como a Altus, Ceitec, SKA, Digitel, Digistar, Digicom, Parks, Datacom, Perto, Elipse e Meta, entre tantas outras, também experimentaram grande expansão", analisa.
A Câmara é uma das parceiras da BITS e promove sua divulgação junto a empresas e associações de classe do setor de TIC na Alemanha, como também na Rede Mundial das Câmaras Alemãs, em 80 países.
De acordo com Brena Bäumle, diretora da Hannover Fairs Sulamerica, as recentes ações de promoção da BITS realizadas junto a empresários gaúchos e paulistas no último mês resultaram em uma ampla adesão de empresas de TIC ao evento. "Estamos com 1/3 da feira ocupada e os líderes do setor já escolheram os seus estandes e estão negociando como irão se beneficiar desta plataforma", conta. Segundo ela, além das empresas nacionais, também já está confirmada a participação oficial de empresas alemãs na BITS, através do German Pavilion, com apoio da BITKOM (Associação Alemã das Empresas de Informação, Telecomunicação e Novas Mídias).
- Evento