MCT investe R$ 1,1 milhão em rede de fibra ótica no Recife

0

Entrou em operação nesta sexta-feira, 3, a Rede Metropolitana de Recife, conhecida como Rede Ícone, que interligará 32 instituições de ensino e pesquisa a velocidade de 1 Gbps por meio de cabos de fibra ótica. A implantação da rede, que tem 67,7 quilômetros de extensão, consumiu investimentos de R$ 1,1 milhão.
A instalação da Rede Ícone foi feita em parceria pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que cedeu a infraestrutura para a passagem dos cabos ópticos.
Com a rede, a instituições poderão trocar informações com agilidade e utilizar aplicações avançadas de comunicação, o que permitirá a ampliação das atividades de cooperação científica. Ela será gerida por um consórcio formado pelas instituições integrantes.
Segundo o MCT, a Ícone faz parte da iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela internet acadêmica nacional (rede Ipê). A Redecomep é uma iniciativa do MCT, custeada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que prevê a instalação de redes de alta velocidade integrando as principais instituições de ensino e pesquisa em 27 cidades brasileiras. Todas as redes metropolitanas serão interligadas à rede Ipê, que conecta cerca de 600 instituições de ensino superior (IES) e centros de pesquisa em todo o país e atende mais de 1 milhão de usuários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.