Entrou em operação nesta sexta-feira, 3, a Rede Metropolitana de Recife, conhecida como Rede Ícone, que interligará 32 instituições de ensino e pesquisa a velocidade de 1 Gbps por meio de cabos de fibra ótica. A implantação da rede, que tem 67,7 quilômetros de extensão, consumiu investimentos de R$ 1,1 milhão.
A instalação da Rede Ícone foi feita em parceria pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que cedeu a infraestrutura para a passagem dos cabos ópticos.
Com a rede, a instituições poderão trocar informações com agilidade e utilizar aplicações avançadas de comunicação, o que permitirá a ampliação das atividades de cooperação científica. Ela será gerida por um consórcio formado pelas instituições integrantes.
Segundo o MCT, a Ícone faz parte da iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela internet acadêmica nacional (rede Ipê). A Redecomep é uma iniciativa do MCT, custeada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que prevê a instalação de redes de alta velocidade integrando as principais instituições de ensino e pesquisa em 27 cidades brasileiras. Todas as redes metropolitanas serão interligadas à rede Ipê, que conecta cerca de 600 instituições de ensino superior (IES) e centros de pesquisa em todo o país e atende mais de 1 milhão de usuários.
- Cooperação