A promessa de um cenário ainda mais concorrido no mercado de tablet PCs começa a se tornar realidade. Depois de a Dell ter iniciado em junho as vendas de seu tablet, batizado de Streak, nas lojas da operadora O2 no Reino Unido, agora é a vez da Samsung e a Toshiba anunciarem o lançamento de seus equipamentos, o que deve tornar a disputa mais acirrada no mercado de tablets, atualmente dominado pelo iPad, da Apple.
Assim como o produto da Dell, os aparelhos das duas empresas são equipados com o sistema operacional Android 2.2 (Froyo), do Google. O tablet da Samsung, batizado de Galaxy Tab, será vendido a partir de outubro na Europa e, nos próximos meses, em outros países, como Estados Unidos e Coréia do Sul. A Vodafone será a operadora responsável pela venda do dispositivo, que tem tela de 7 polegadas, um pouco inferior à do iPad, que é de 9,7 polegadas, e virá com o Froyo.
Já o Folio 100, tablet PC da Toshiba, apresentado durante a IFA, feira alemã de tecnologia, tem tela de 10,1 polegadas e também é equipado com o Android 2.2. O início das vendas do aparelho será no quarto trimestre, inicialmente em países da Europa e do Oriente Médio.
Até o fim deste ano, o mercado de tablet PCs deve ficar ainda mais concorrido, já que empresas como HP, RIM, Asus, Lenovo e LG preparam a entrada na disputa.
- Concorrido