Unisantos moderniza infraestrutura de comunicação

0

A Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) é uma instituição de ensino superior formada por cinco centros de ensino. Na sua estrutura, são centenas de salas de aula, mais de 30 laboratórios técnico-científicos, salas de comunicação e internet, além de núcleos de Educação à Distância (EAD), bibliotecas, uma editora própria, reitoria, pró-reitorias e a central de administração para atender alunos, professores e colaboradores.
Às vésperas de completar 60 anos, a Universidade Católica dá mais um passo em direção ao futuro: a modernização da sua rede computacional, com foco nas Comunicações Unificadas (UC).
"Estávamos com o core da rede defasado, com equipamentos que já não atendiam mais à intensa comunicação da universidade. Precisávamos de mais largura de banda na ponta dos usuários para prover soluções unificadas, com gerenciamento remoto e controle de ativos e incidentes mais eficazes e de forma centralizada", conta Antonio Galleão, coordenador de TI da Unisantos.
Para solucionar o problema, a Universidade contratou a TDec Network, que orientou o projeto da nova rede atendendo além dos requisitos e dentro do orçamento previsto. A integração está prevista para começar neste mês de setembro e a nova rede terá configurações para prover alta qualidade de serviços a toda a sua comunidade, com capacidade de tráfego e segurança superiores.
Segundo José Valter Távora de Castro Jr, CEO da TDec Network, para o núcleo da nova rede da Universidade Católica a melhor opção foi a linha Enterasys S-Series, com funcionalidades que permitem virtualizar a conectividade automaticamente. "Em contraste com soluções que exigem intervenção administrativa manual, a automação embutida reduz a complexidade e os custos administrativos, garantindo alta disponibilidade dos aplicativos, inclusive gráficos e vídeos, com alto desempenho para os usuários finais".
Para a distribuição da rede, a escolha foi o Enterasys G-Series, um switching empilhável adequado para ambientes de switching/roteamento dinâmicos, incluindo roteamento em IPv6, que exigem alta densidade de portas Gigabit Ethernet e uplinks de alta capacidade em 10GE. "A utilização de equipamentos com massiva capacidade de alocação de recursos para transferência de informação e elevado desempenho fornece um substrato de infraestrutura capaz de atender às mais elevadas demandas do cliente", garante Castro Jr.
Para o gerenciamento de todo o parque da Universidade, o projeto demandou a utilização do software Netsight, também da Enterasys. "Toda a sofisticada estrutura de rede proposta para a Unisantos teria um ponto de falha se não pudesse ser gerenciada em sua plenitude, com mecanismos pró-ativos de atendimentos a eventuais incidentes de redes. A ferramenta definida permite o mapeamento total da rede, o gerenciamento e documentação de possíveis incidentes e backup", assegura o CEO da Tdec.
No quesito Segurança, a instituição de Ensino Superior terá o firewall SRX650, da Juniper, que promove um avançado sistema de controle de acesso e uso da rede, sob o conceito Secure Network.
Para Galleão, assim que o projeto estiver totalmente implantado, a instituição passará a um novo patamar tecnológico, com uma infraestrutura de acesso e troca de informações preparada para suportar o crescimento e as demandas futuras da instituição. "Estamos dando um importante passo para um serviço de qualidade avançada aos nossos usuários, promovendo uma dinâmica avançada nas comunicações da Unisantos", finaliza o coordenador de TI da Universidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.