A Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) é uma instituição de ensino superior formada por cinco centros de ensino. Na sua estrutura, são centenas de salas de aula, mais de 30 laboratórios técnico-científicos, salas de comunicação e internet, além de núcleos de Educação à Distância (EAD), bibliotecas, uma editora própria, reitoria, pró-reitorias e a central de administração para atender alunos, professores e colaboradores.
Às vésperas de completar 60 anos, a Universidade Católica dá mais um passo em direção ao futuro: a modernização da sua rede computacional, com foco nas Comunicações Unificadas (UC).
"Estávamos com o core da rede defasado, com equipamentos que já não atendiam mais à intensa comunicação da universidade. Precisávamos de mais largura de banda na ponta dos usuários para prover soluções unificadas, com gerenciamento remoto e controle de ativos e incidentes mais eficazes e de forma centralizada", conta Antonio Galleão, coordenador de TI da Unisantos.
Para solucionar o problema, a Universidade contratou a TDec Network, que orientou o projeto da nova rede atendendo além dos requisitos e dentro do orçamento previsto. A integração está prevista para começar neste mês de setembro e a nova rede terá configurações para prover alta qualidade de serviços a toda a sua comunidade, com capacidade de tráfego e segurança superiores.
Segundo José Valter Távora de Castro Jr, CEO da TDec Network, para o núcleo da nova rede da Universidade Católica a melhor opção foi a linha Enterasys S-Series, com funcionalidades que permitem virtualizar a conectividade automaticamente. "Em contraste com soluções que exigem intervenção administrativa manual, a automação embutida reduz a complexidade e os custos administrativos, garantindo alta disponibilidade dos aplicativos, inclusive gráficos e vídeos, com alto desempenho para os usuários finais".
Para a distribuição da rede, a escolha foi o Enterasys G-Series, um switching empilhável adequado para ambientes de switching/roteamento dinâmicos, incluindo roteamento em IPv6, que exigem alta densidade de portas Gigabit Ethernet e uplinks de alta capacidade em 10GE. "A utilização de equipamentos com massiva capacidade de alocação de recursos para transferência de informação e elevado desempenho fornece um substrato de infraestrutura capaz de atender às mais elevadas demandas do cliente", garante Castro Jr.
Para o gerenciamento de todo o parque da Universidade, o projeto demandou a utilização do software Netsight, também da Enterasys. "Toda a sofisticada estrutura de rede proposta para a Unisantos teria um ponto de falha se não pudesse ser gerenciada em sua plenitude, com mecanismos pró-ativos de atendimentos a eventuais incidentes de redes. A ferramenta definida permite o mapeamento total da rede, o gerenciamento e documentação de possíveis incidentes e backup", assegura o CEO da Tdec.
No quesito Segurança, a instituição de Ensino Superior terá o firewall SRX650, da Juniper, que promove um avançado sistema de controle de acesso e uso da rede, sob o conceito Secure Network.
Para Galleão, assim que o projeto estiver totalmente implantado, a instituição passará a um novo patamar tecnológico, com uma infraestrutura de acesso e troca de informações preparada para suportar o crescimento e as demandas futuras da instituição. "Estamos dando um importante passo para um serviço de qualidade avançada aos nossos usuários, promovendo uma dinâmica avançada nas comunicações da Unisantos", finaliza o coordenador de TI da Universidade.
- Modernização