As vendas mundiais de sistemas de armazenamento de dados (storage) atingiu US$ 6,8 bilhões no segundo trimestre, o que representa um crescimento de 20,7% em relação ao mesmo período de 2009. A capacidade total de armazenamento atingiu 3,64 petabytes no período, alta de 54,6% na comparação anual, segundo dados da IDC.
Somente o segmento de disco externo de armazenamento, que responde pela maior fatia do mercado, contabilizou US$ 5 bilhões em vendas entre abril e junho, cifra 20,4% superior na comparação com o segundo trimestre do ano passado.
"O primeiro semestre mostrou que a indústria de sistemas de armazenamento continua emitindo sinais negativos em razão da desaceleração econômica", observou Luiz Conner, analista da IDC.
O ranking dos fabricantes de sistemas de storage no trimestre apresentou muitas alterações. A IBM despencou do primeiro para o terceiro lugar no ranking por receita, sendo ultrapassada por HP e EMC. A HP obteve participação de 19,3% na receita total da indústria entre abril e junho, enquanto que a EMC fechou com representatividade de 19%. A IBM acabou ficando na terceira posição, com fatia de 15,8%. Completam a lista das cinco maiores Dell, com 12,3% e NetApp, com 8,4% de participação.
- Expansão