A Itautec anunciou a reestruturação da oferta de serviços corporativos. As mudanças incluem a expansão e a reordenação do portfólio, o reforço da atuação comercial, com treinamento e capacitação das equipes de vendas, e melhorias na operação. Segundo a empresa, o objetivo é aprimorar o atendimento ao cliente.
“Nosso objetivo é aprimorar a oferta de serviços tecnológicos independentes, sem descuidar daqueles atrelados à comercialização de soluções de computação, automação bancária e comercial”, explica Silvio Passos, vice-presidente de serviços da Itautec. “Pretendemos reforçar a atuação direta no mercado da unidade serviços da Itautec, consolidando a companhia como fornecedor sólido e com grande capilaridade e amplo conhecimento do setor de tecnologia.”
O movimento faz parte da estratégia da companhia de investir na expansão das áreas em que atua e reforçar a posição como um dos principais provedores de TI do Brasil. Com as mudanças, diz a empresa, a área de serviços ganha mais fôlego para otimizar o portfólio de soluções e melhor atender às necessidades dos clientes.
Tamanho
A Itautec dividiu sua oferta de serviços em Serviços Gerenciados (Field Service, Service Desk e Suporte); Logística e Reparos; Infraestrutura; e integração de Redes e Outsourcing. A cadeia logística da empresa conta com mais de dois mil especialistas – entre técnicos, engenheiros e analistas –, 32 filiais, 10 laboratórios e call centers que prestam serviços em 3,7 mil cidades brasileiras.
A empresa também investiu em capacitação das equipes comerciais de serviços. Só em 2012, foram promovidas mais de 26 mil horas de cursos e treinamentos para qualificar o quadro de funcionários da área. O investimento em governança é outra medida da empresa para alavancar os negócios.
“Aumentamos a eficiência operacional e organizacional da unidade de serviços para oferecer indicadores de controle e monitoramento em linha com os rigorosos SLA (Service Level Agreement, ou acordo de nível de serviços) dos nossos clientes. A ideia é prover um atendimento personalizado segundo as necessidades e exigências das empresas, oferecendo ferramentas que apoiem a tomada de decisões e permitam melhorias nos processos e aumento de produtividade”, diz Passos
A área de Serviços Tecnológicos representa cerca de 30% do faturamento da Itautec e vem obtendo bom desempenho nos últimos anos. No acumulado do segundo trimestre de 2012, a receita líquida da unidade alcançou R$ 139,9 milhões, valor 29,9% maior em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento está relacionado à ampliação de serviços de logística, suporte e manutenção multimarcas.