OKI promove programa de sustentabilidade

0

Seguindo as diretivas globais da companhia e de acordo com a legislação local, a OKI, empresa de soluções de impressão, desenvolve seu Programa de Sustentabilidade, implantado no Brasil em 2009. A iniciativa serve para reduzir os riscos de degradação ambiental com o descarte adequado de consumíveis e equipamentos da marca.

A Política Ambiental do Grupo OKI tem foco no desenvolvimento sustentável para minimizar os impactos de todo o ciclo de vida dos produtos, usando matérias-primas menos poluentes, elaborando projetos de equipamentos de fácil manufatura reversa (Eco Products), tratando de forma eficiente os resíduos industriais e contando com plantas fabris certificadas.

As atividades da OKI baseiam-se na teoria dos 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), mostrando que a empresa está comprometida  em seguir as melhores práticas desde antes da lei de resíduos sólidos n. 12.305, assinada em agosto de 2010. A legislação estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida de resíduos como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, componentes eletrônicos etc. Assim, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes devem assumir seus papéis nesta cadeia para garantir que os descartes tenham um destino adequado.

“Durante esse tempo em que o Programa de Sustentabilidade existe no Brasil já conseguimos alcançar bons resultados. Foram mais de 400 toneladas de consumíveis coletados e destinados corretamente”, afirma Érico Tanji, especialista em suprimentos da OKI e responsável pelo programa. Os materiais coletados por meio da parceria com diversos canais são armazenados e transportados seguindo as normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O destino dos cartuchos recolhidos é a descaracterização, isto é, um processo que consiste na sua desmontagem e reaproveitamento dos subprodutos derivados (sucata plástica, sucata metálica e pó de toner) como matéria-prima para a manufatura de outros produtos (sacos plásticos, lonas, artefatos metálicos, entre outros).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.