TI na Educação terá crescimento acelerado

0

Um estudo publicado pela Frost & Sullivan analisou as oportunidades emergentes de tecnologia para o setor da educação, traçando um panorama deste mercado no Brasil, explorando seu atual cenário, potencial de crescimento e contextualizando os recentes esforços de empresas de TI para atuar nesse mercado.

O estudo mostrou que as instituições de ensino estão cada vez mais utilizando tecnologias para preparar melhor seus professores e estudantes, além de fazer uma gestão planejada com a ajuda de softwares específicos. Essas ações tem atraído a atenção de diversas empresas. Neste sentido, há no setor um movimento não apenas de consolidação de empresas focadas especificamente em educação, como a Moodle e Blackboard, mas também de entrada de  empresas de TI, como Microsoft e Google.

No estudo foram também realizadas entrevistas com colégios e universidades para compreender o grau de adoção de determinadas tecnologias no setor e prioridades de investimento em TI. Segundo os resultados obtidos, uma das tecnologias que merece destaque são os tablets, que já foram adotados por 27% dos entrevistados, enquanto 36% disseram que pretendem adotar esse dispositivo nos próximos dois anos. Tais números evidenciam o  reconhecimento dos tablets como uma importante ferramenta de ensino, principalmente no que diz respeito à interatividade, acesso a conteúdo e economia de papel.

Outra tecnologia que, segundo o estudo, tende a crescer nos próximos anos é a educação à distância, que deve ser adotada por 18% dos respondentes nos próximos anos.

Ainda de acordo com a pesquisa, 50% das instituições entrevistadas afirmaram que possuem um área de TI dentro de suas instituições e somente 9% afirmaram que não possuem uma área de TI.

Segundo Maurício Chede, analista da Frost & Sullivan, o “Brasil está dando importantes passos para cada vez mais melhorar seu ensino, através de práticas como adoção de educação à distância, além de adotar tecnologias que ajudam os professores a desenvolverem aulas mais interativas para seus alunos. Essas são ferramentas a mais para aprimorar a qualidade de ensino oferecido, porém ainda existem diversas barreiras que o país precisa atravessar para que possa ser considerado uma referência na educação”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.