Fazer com que sua empresa continue crescendo, mesmo em uma situação de instabilidade econômica, é hoje um dos principais desafios dos empreendedores brasileiros. Para tanto, são necessárias doses extras de força de vontade, know-how e, acima de tudo, diferenciais que garantem a efetividade do serviço ou produto. No setor de TI, um desses fatores é o outsourcing.
Foi-se o tempo em que o outsourcing podia ser facilmente confundido com um simples serviço de locação de equipamentos. No segmento de impressão, por exemplo, uma gestão proativa, com manutenção preventiva, a disponibilização de suprimento e os relatórios de contabilização valem muito mais que a simples conta de custo por página. O que se compra com o outsourcing são as soluções embarcadas junto ao que é locado.
Além de fornecer e manter equipamentos e suprimentos mediante o pagamento de um valor mensal, o outsourcing de impressão proporciona vantagens com soluções que auxiliam as empresas no dia-a-dia. São enormes ganhos em tempo e organização com a digitalização e arquivamento na nuvem, compactações de arquivos, suporte para PDF e confidencialidade para documentos. A segurança de dados é trazida por permissões de acessos e históricos, bem como a gestão completa de impressão, que permite identificar quem imprimiu o quê, evitando a perda de arquivos e o desperdício de suprimentos.
As companhias aplicam uma verdadeira gestão inteligente ao investirem em soluções que melhorem a comunicação, processos e gestão de seus negócios. Aos poucos, a excelência na prestação de serviços acaba por mudar a cultura dos próprios colaboradores dessa companhia, que passam a zelar pela saúde e bom funcionamento da empresa.
*Rodrigo Reis é gerente comercial e sócio da Reis Office, fornecedora de soluções para impressão, digitalização, transmissão e armazenamento de documentos, além de outsourcing de impressão.