Com e evolução da tecnologia nosso dia a dia se tornou muito mais simples. Se antes dependíamos dos lançamentos do cinema para assistir a algo legal no sábado à noite, agora, abrimos a Netflix numa segunda-feira à noite e não sabemos o que escolher em meio a tantas boas opções. Entre as inúmeras opções de serviços por assinatura disponíveis, todos eles têm algo em comum: a necessidade de tornar tudo mais fácil e acessível. O outsourcing de infraestrutura de TI segue o mesmo propósito e, por isso, deve se tornar ainda mais procurado nos próximos anos.
Com o advento dos serviços de assinatura, a maneira como as pessoas adquirem e utilizam produtos está passando por uma mudança drástica. Desde a assinatura de jornais e revistas até serviços de streaming de música e vídeo, as opções de assinatura se expandiram para quase todos os setores da economia. Essa tendência está impulsionando uma mudança fundamental nos padrões de consumo e oferece novas oportunidades tanto para os consumidores quanto para as empresas.
Uma das principais razões por trás da crescente popularidade dos serviços de assinatura é a conveniência que eles oferecem. Antes, para adquirir um produto, muitas vezes era necessário realizar uma única transação e pagar o valor integral. Agora, com os serviços de assinatura, os consumidores podem pagar uma taxa recorrente e ter acesso contínuo a uma variedade de produtos e serviços. Essa mudança elimina a necessidade de compras repetitivas, permitindo que as pessoas economizem tempo, dinheiro e esforço.
No setor de outsourcing de TI, por exemplo, essas vantagens podem ser mensuradas pela economia de dinheiro, tempo, disponibilidade operacional e a segurança de não ter que lidar com as dores de cabeça que um suporte de manutenção de TI próprio costuma ter. Assim como os consumidores só querem a facilidade dos sistemas de streaming, as empresas querem a calma de uma boa gestão de sua infraestrutura tecnológica, sem ter que dispor de recursos próprios.
Além da comodidade, os serviços de assinatura também proporcionam aos consumidores uma experiência mais personalizada. Na Arklok, não locamos somente equipamentos. Oferecemos todo o planejamento da infraestrutura, disponibilização de softwares necessários para as equipes das empresas, cibersegurança de ponta e diversas opções de armazenagem e gerenciamento de dados. Absolutamente todo o contrato é pensado e moldado especificamente para cada cliente, dessa forma, todas as necessidades da empresa podem ser supridas.
Essa mudança no modelo de consumo tem implicações significativas para as empresas. Com os serviços de assinatura, as companhias podem estabelecer relacionamentos mais duradouros com os clientes e garantir uma receita recorrente ao longo do tempo. Em vez de depender de vendas únicas, é possível contar com a fidelidade dos assinantes para manter um fluxo constante de receita. Além disso, o acesso aos dados do perfil dos consumidores permite que as empresas entendam melhor o comportamento do público e ajustem suas ofertas para atender às demandas em constante evolução.
Com certeza, caminhamos para um futuro cada vez mais voltado para essas modalidades de consumo. A "Netflixação" das coisas é real e uma necessidade latente do mercado. Cabe aos consumidores e as marcas saberem como desfrutar dessa nova forma de consumo.
Aqui na Arklok, podemos dizer que estamos dos dois lados. Além de oferecermos toda a comodidade do outsourcing, também consumimos de empresas que oferecem esses serviços. Um bom exemplo disso é a nossa árvore de Natal que faz parte de um serviço por assinatura. Afinal, queremos uma linda árvore todos os anos, mas sem ter que se preocupar muito com isso. Esse é um dos casos que mostram como tudo pode ser disponibilizado enquanto um serviço de outsourcing. E sua empresa, já desfruta das vantagens dessa modalidade de consumo?
Andrea Rivetti, presidente da Arklok.