O Energy Starter, programa global de inovação colaborativa da EDP, está de volta em busca de startups e empresas tecnológicas de rápido crescimento (scaleups), que tenham soluções disruptivas para acelerar o desenvolvimento áreas estratégicas para o futuro da energia. As inscrições para o primeiro módulo, dedicado aos desafios de Redes do Futuro, estão abertas até 24 de setembro pelo site do Energy Starter.
Após o período de avaliação, que inclui um pitch online, as empresas selecionadas neste primeiro módulo serão levadas para participar de um bootcamp em Santander, na Espanha, entre 28 e 30 de novembro, quando terão a oportunidade de apresentar suas ideias e de discuti-las com especialistas da EDP de diferentes unidades de negócio e geografias para definir o escopo de projetos-piloto e as soluções de negócios a serem testadas.
As startups que participarem do programa terão, também, contato com um grupo de mentores e especialistas que, além de apoiarem o desenvolvimento de testes em conjunto com a EDP, darão feedback para aperfeiçoar produtos e serviços. Além disso, terão acesso a potenciais apoios financeiros e à experiência e networking da EDP Ventures, o veículo de investimento em startups da EDP que já investiu mais de R? 300 milhões em startups ao redor do mundo.
Redes do futuro: um módulo, seis grandes desafios
Nesta primeira fase, a EDP procura ativamente empresas e soluções que contribuam para a empresa inovar em desafios da distribuição de energia e redes do futuro, desde a produção até o consumidor final. A ideia é mapear e investir esforços em soluções com startups e scaleups nesta área, não só pensando em modernizar infraestruturas existentes como também explorar novas vias de crescimento. Os projetos devem responder a desafios relacionados, principalmente, a Gestão da Vegetação, Gestão de Ativos, Flexibilidade da Rede, Segurança e Saúde, Impacto Ambiental e Jornada do Cliente 2.0.
As redes elétricas são uma área de crescimento estratégico para a EDP, com previsão de um investimento global de cerca de 4 bilhões de euros (representando 15% do investimento bruto total de 25 bilhões de euros) entre 2023-2026, de acordo com o último Plano de Negócios divulgado pela empresa.
Energy Starter
Aberto a todas as geografias, o Energy Starter procura os projetos mais inovadores e disruptivos que promovam novas soluções para acelerar a transição energética. Além deste primeiro módulo dedicado às redes do futuro, o programa prevê mais dois módulos: um sobre Energias Renováveis e Hidrogênio Verde e um último sobre Soluções para Clientes e Mobilidade Elétrica. O programa será encerrado com um evento global onde as soluções desenvolvidas nos diferentes módulos e os múltiplos desafios gerados serão compartilhados com o ecossistema de inovação.
Ao longo das últimas sete edições do Energy Starter, a EDP fechou parcerias com 183 startups de 27 países, desenvolvendo em conjunto 70 projetos-piloto e 27 rollouts (integração de um novo produto ou serviço no mercado) que já começaram a remodelar o panorama energético – projetos que envolveram um investimento total de 23 milhões de euros. Estes dados reforçam a atuação da EDP na promoção da inovação por meio da colaboração estratégica e refirma o compromisso da empresa em desenvolver tecnologias sustentáveis que promovam um futuro energético mais sustentável e eficiente.