Até o final do ano a versão em português do Joule, inteligência artificial da SAP, deve ser lançada. A informação é de Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil, na abertura da 29ª edição do SAP Now, nesta terça-feira,3, em São Paulo.
Segundo a executiva, a IA generativa Joule, isso significará um salto na produtividade e na criação de aplicações para os usuários brasileiros. "Plataforma como uma caixa de ferramentas com inúmeras linguagens (LLM) das principais empresas de tecnologia, como Microsoft, Meta, Antrophic, Google Cloud, para e os usuários criem suas aplicações de negócios, nossa Business AI".
A tecnologia do Joule vai estar presente em todas as soluções da SAP, como SucessFactor, Ariba e no próprio ERP, de forma customizada, amigável, com governança para que os usuários obtenham resultados para os negócios.
A primeira versão em português será para área de Recursos Humanos, onde a IA poderá liberar os colaboradores de tarefas repetitivas, como descrição de currículos. "Ela vai ajudar a criar programas de treinamento personalizados, monitorar diversidade e inclusão do quadro de funcionários, gerar insights sobre o grau de engajamento dos mesmos, entre outras possibilidades", ressaltou a executiva.
Na abertura do evento, outros exemplos foram citados, como a transformação que a IA Generativa vai trazer o setor financeiro, redefinindo até papel do CFO – Chief Finance Officer, que poderá gerar dados narrativos para construção dos relatórios financeiros, tarefa que hoje exige um grande número de colaboradores. Pode ainda apoiar o CFO na análise de potenciais fusões e aquisições, assim como na simulação de cenários e avaliação de investimentos, apontando o retorno esperado em cada projeto.
Adoção de RISE
No palco principal do evento, foram apresentados cases de grandes clientes que estão migrando para o RISE, como a Dengo, fabricante de chocolate que adotou o RISE with SAP para apoiar o crescimento contínuo da organização, controlando o processo de compra de insumos, produção e distribuição dos chocolates para as lojas. A solução ajudará também na implementação da nova fábrica, que aumentará em quatro vezes a capacidade de produção de chocolate.
Antonio Cesco, CIO da BRF, compartilhou sua história de parceria de quase 30 anos entre as empresas (a BRF foi o primeiro cliente da SAP no Brasil) cujo contrato foi renovado no final do ano passado.
Jose Manuel Silva, CEO Natura & Co Pay Latam, compartilhou a trajetória da empresa, que já está aplicando a Inteligência Artificial generativa em seus negócios. Em meio a implementação do SAP S/4HANA nas plantas da Natura no Brasil e em países da América Latina, o time interno da empresa aproveitou a oportunidade para testar a utilização da IA.