A exemplo do MIT- Massachussets Institute of Technology que tem um projeto de fabricação de um lap top de US$ 100 para inclusão digital, a Nokia está trabalhando em conjunto com a ITU para oferecer um celular com custo mensal de 5 dólares por assinante. E assim promover a inclusão da população carente da grandes cidades e das áreas onde é dificil o acesso à comunição.
Petri Reijonem, diretor da Nokia, disse que o objetivo é que a inclusão não seja por domicílio, mas sim por pessoa, numa alusão clara ao interesse das operadoras fixas em prover esse tipo de serviço.
O desafio é provar que esse modelo é lucrativo para as operadoras, principalmente nos locais afastados. ?Já fizemos um estudo, que por US$ 5 o projeto é viável nas áreas urbanas de grande concentração, pois não exige grandes investimetnos na rede. Nesse custo está incluido o terminal, o serviço e os impostos?, explicou.
Segundo ele, ?o problema é a isolação geográfica, que precisa de subsídios iniciais. Nas Filipinas existe uma solução onde o assinante paga US$ 0,50, e para baixar o custo a recarga é feita através de SMS?. O modelo está sendo proposto ao Banco Mundial.