Três filiais da Ultragaz, localizadas em São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul, já estão emitindo nota fiscal eletrônica, em substituição ao talonário de papel. A companhia investiu R$ 300 mil no projeto, que incluiu a implantação do software Triangulus NF-e, da SoftTeam, e de um equipamento de segurança denominado Net D-Fence, desenvolvido pela True Access.
Com a expectativa é obter uma economia direta da ordem R$ 500 mil por ano e retorno do investimento inferior a 12 meses, a Ultragaz pretende estender o projeto para as demais filiais distribuídas no país. As três unidades contempladas emitem, juntas, uma média de 200 mil notas fiscais por mês.
A redução de custos provém de atividades relacionadas à impressão e digitação de notas fiscais na recepção das mercadorias, retrabalho por conta de erros, armazenamento de formulários contínuos, entre outros custos operacionais. A nota fiscal eletrônica simplifica as obrigações fiscais, o armazenamento e o controle de arquivos, que passam a ser eletrônicos e não mais físicos.
Para participar do projeto da NF-e, a Ultragaz realizou reuniões com a Secretaria da Fazenda de São Paulo e com as demais empresas envolvidas no piloto com o objetivo de saber os benefícios, riscos e os custos envolvidos, principalmente ao que se referia à infra-estrutura.