Surgido em janeiro, o Worm Nyxem.E foi o campeão na lista dos vírus que mais atacaram computadores em todo o mundo no mês passado. Foram relatados mais de 60 mil casos, segundo relatório divulgado pela Trend Micro.
Esse vírus foi considerado, também, o mais ativo na América do Sul, com mais de 2.400 infecções no período, dos quais 2.100 foram provenientes de computadores do Brasil, o que corresponde a 87,5% dos registros.
Desde janeiro, inúmeras variantes do Worm_Nyxem despontaram no mercado. A versão E representa uma ameaça aos usuários desprevenidos, pois se espalha por e-mail enviando cópias de si mesmo ao utilizar um mecanismo próprio de SMTP (Simple Mail Transfer Protocol).
Além disso, o Worm tem a capacidade de recolher informações de arquivos que contenham certas extensões. O usuário que recebe a mensagem de e-mail tem a impressão de que o arquivo vem de uma fonte confiável e ao fazer o download é criada uma cópia no computador. Assim, o vírus pode se propagar também por meio de drives e compartilhamentos de rede e, ao ser executado, abre um arquivo nomeado Sample.zip, para tentar mascarar suas rotinas maliciosas.