A Microsoft abrirá três centros de pesquisa na Europa – em Paris, Londres e Munique. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Steve Ballmer, na quinta-feira, 2. Sem mencionar o valor total do investimento, o executivo afirmou que as novas unidades empregarão centenas de pessoas, segundo informações da versão on-line do jornal americano New York Times.
A estratégia da Microsoft com a abertura dos novos centros é melhorar a capacidade de executar serviços de buscas na internet, de olho nas receitas de publicidade geradas por esse tipo de serviço, já que a tentativa de compra do Yahoo não foi bem-sucedida. Com isso, a empresa espera se tornar uma openente mais forte para o Google, que fechou parceria com o Yahoo e atualmente é o líder nesse segmento.
E a investida da Microsoft não é por outro motivo. Segundo levantamento da empresa de pesquisa de internet eMarketer, os gastos com anúncios em buscas na internet gerarão receitas de US$ 28,3 bilhões no mundo neste ano, representando 57% do total das despesas com publicidade na web.