O acesso ao Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), da Receita Federal, foi modificado e simplificado para atender de forma mais eficaz aos cidadãos e ao número crescente de serviços on-line oferecidos pelo órgão. As mudanças no site foram antecipadas à Agência Brasil pela coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita, Maria Helena Cotta Cardozo.
No e-CAC, os contribuintes podem verificar eventuais pendências na Declaração do Imposto de Renda, pesquisar a situação fiscal, reemitir o comprovante de inscrição no CPF e realizar diversos outros serviços por meio da internet.
Para facilitar a localização, os serviços foram reunidos em grupos como: cadastros, declarações, cobrança e fiscalização, pagamento e parcelamento, e restituição e compensação. O contribuinte pode ainda encontrar os serviços na opção Localizar Serviços, ou clicando nos "Mais Acessados" ou em "Destaque". Para ter acesso ao e-CAC, é preciso fazer um cadastro e obter uma senha. A Receita Federal permite ainda a utilização de certificado digital, emitido por uma Autoridade Certificadora Habilitada.