Marcas com presença oficial e ativa nas mídias sociais enfrentam desafios variados no acelerado mundo digital, e um deles diz respeito ao rastreamento de menções (boas ou ruins) que recebem dos usuários nesses sites.
Essas empresas que avançam no ambiente social têm de, cedo ou tarde, investir em parcerias e/ou ferramentas tecnológicas que as auxiliem a descobrir o que clientes, prospects e concorrentes falam e fazem nesses espaços.
Descobrir uma plataforma que realize esse monitoramento em sintonia com as necessidades específicas do negócio não é tarefa fácil, mas muitos especialistas da área já compartilham dicas valiosas.
Confira, abaixo, algumas dessas dicas. São 25 perguntas que as empresas devem fazer ao considerar a aquisição de plataforma para monitoramento social.
A lista foi elaborada para o site Social Media Today pelo especialista em marketing digital e branding Jeff Peters, da agência nova-iorquina The Halo Group.
1. Você oferece acesso a dados históricos? Em caso afirmativo, o quão longe podemos voltar no passado?
2. Se excluirmos resultados de pesquisa/termos/consultas, é possível acessar os dados novamente no futuro? Ou estarão completamente perdidos?
3. Existe limite para o número de retornos que podemos receber em um determinado período de tempo? Por exemplo, se houver um milhão de comentários/pedaços de conteúdo relevantes para a nossa pesquisa, seríamos capazes de ver todos eles? Ou estaríamos limitados a apenas uma amostra?
4. Há limite para o número de consultas (projetos, termos de pesquisa, clientes etc)? Podemos criar dentro da plataforma?
5. Você pode fornecer-nos uma lista de todas as fontes do conteúdo monitorado (por exemplo, Twitter, em vez de "microblogs")?
6. Você tem acesso do tipo firehose no Twitter ou o feed é limitado (ou seja, veremos todos os resultados ou apenas um exemplo)? Você tem acesso total aos dados de outros sites, ou apenas uma amostra? Que restrições de amostragem existem?
7. Você extrai dados de todos os serviços baseados em localização, como o Foursquare? Se sim, quais?
8. Você extrai dados de fóruns? Podemos adicionar fóruns específicos? Podemos adicionar outras fontes, tais como sites específicos de comércio/indústria?
9. Você extrai dados de sites de avaliação como Yelp e TripAdvisor? E opiniões da sites de varejo. como Amazon, Best Buy, Target e outros?
10. Você extrai comentários em um post de blog/artigo (ou podemos retirá-los)? Por exemplo, se há um tópico ou post que coincide com nossas palavras-chave no post principal, mas o comentário não menciona as palavras-chave, podemos extrair esses comentários? Ou podemos apenas puxar os itens que correspondem às palavras-chave?
11. Podemos ver quantos comentários recebeu um artigo, quantas exibições teve um vídeo, quantas ações um post recebeu e outros números semelhantes?
12. Como é que a sua plataforma calcula sentimento? É avaliado manualmente ou automaticamente? Qual é a precisão? (em porcentagem)?
13. Você pode bloquear fontes específicas? Por exemplo, você pode rejeitar resultados de um usuário específico no Twitter, mas ainda assim captar menções desse usuário? Você pode bloquear domínios específicos?
14. Você extrai dados de mídia mainstream (sites de grandes jornais, revistas, agências de notícias etc)? O que é a divisão entre mídia mainstream e blogs? Teríamos resultados a partir de blogs na mídia mainstream ( que muitas vezes são meras extensões mainstream)? Os dados/resultados são exportáveis ??para Excel? Se sim, há um limite?
15. Podemos filtrar os dados por local ou limitar os resultados de acordo com localizações geográficas específicas (estado, município, código postal)?
16. Todos os dados são recolhidos em tempo real com atualizações em tempo real? Ou há um atraso antes de vermos os resultados? Se há um atraso, de quanto tempo?
17. Além do monitoramento de conteúdo, a plataforma também pode identificar potenciais influenciadores/ defensores/ embaixadores da marca?
18. É possível se envolver / postar conteúdo por meio da plataforma? Se afirmativo, em que serviços?
19. É possível agendar posts futuros/atualizações a partir da plataforma?
20. É possível atribuir tarefas para os membros específicos da equipe?
21. A plataforma pode ser integrada com outros serviços? Existe uma API?
22. O monitoramento é possível em vários idiomas?
23. Haverá um representante de conta ou especialista de pesquisa para nos ajudar a criar e tirar proveito das pesquisas?
24. Vários membros da equipe podem se conectar ao mesmo tempo?
25. Qual é a discriminação dos custos? É um preço fixo, ou é baseado em níveis e resultados? Existe um custo para os dados históricos?
Fonte:Social Media Today/The Halo Group/Jeff Peters