As 27 estações do Metrô do Distrito Federal (DF) já estão aceitando pagamento com cartões de débito e crédito habilitados com a tecnologia de pagamento por aproximação. A nova modalidade é resultado da parceria entre a Mastercard, BRB Mobilidade (operador do Sistema de Bilhetagem Automática do Distrito Federal) e Transdata (fornecedor da solução de Bilhetagem Digital).
Além dos cartões, quem tiver smartphones, smartwatches ou pulseiras com a tecnologia de NFC vão poder realizar o pagamento direto na catraca, da mesma forma que é feito com os cartões de transporte público utilizados em diversas cidades.
A iniciativa é mais um passo no processo de modernização do transporte público. O BRB já havia disponibilizado um aplicativo e um site para facilitar a recarga dos cartões utilizados no metrô. Agora com o sistema de pagamento por contato, a intenção é evitar filas, além de agilizar e democratizar o acesso do usuário ao sistema.
A Mastercard destaca que já tem participado de outros projetos de tecnologia de pagamento por aproximação no transporte público na América Latina. O primeiro deles foi ainda em 2017. na cidade de Jundiaí (SP) e no sistema de trens do Rio de Janeiro. No passado, os cartões Mastercard com tecnologia de pagamento por aproximação também passaram a ser usados nas estações de metrô do Rio de Janeiro, bem como no sistema de transporte de Rio Grande (RS).
Em 2022, o serviço passou a ser utilizado em todas as linhas de ônibus de Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Maceió (AL) e em parte do sistema de transporte de Londrina (PR); e agora em todas as estações de metrô de Brasília (DF).