O papel dos líderes na adoção de uma Inteligência Artificial ética e confiável 

0

Os avanços no campo da Inteligência Artificial (IA) se tornaram catalisadores de mudanças na região. Sem dúvida, a IA está desempenando um papel fundamental hoje nas diferentes áreas das empresas e também entre os consumidores. Embora talvez muitos não se deem conta, interagimos com a IA em tarefas cotidianas. Ela está no uso de assistentes virtuais que nos atendem em compras, bancos e outros serviços ou até mesmo quando aplicamos essa tecnologia para descobertas científicas, a exemplo do desenvolvimento de materiais mais sustentáveis. 

Na América Latina, a adoção da IA, assim como seu impacto nas empresas e na sociedade está em um momento de mudança. Hoje, quase 30% dos profissionais de tecnologia da informação na América Latina dizem que implementaram IA em suas empresas em 2022 e 66% aceleraram os investimentos e a implementação dessa tecnologia nos últimos 24 meses, de acordo com o IBM Global IA Adoption Index. 

Os casos de uso em diversas indústrias estão se multiplicando exponencialmente para cobrir uma grande variedade de aplicações que vão desde a eficiência operacional, redução de custos e automação até a otimização da cadeia de suprimentos, captando novas oportunidades de mercado e melhorias na experiência do usuário, entre outras. 

Por exemplo, no Brasil, a Drumwave está colocando o consumidor no controle de seus dados por meio de uma carteira que permite a pessoas e empresas decidirem se e como querem dar acesso aos seus dados, possibilitando que recebam reconhecimento, recompensa ou remuneração nessas transações. A IA no IBM Cloud Pak for Data em IBM Cloud foi implementada para ajudar a Drumwave com a catalogação de dados e criação de perfis para gerenciar suas diversas fontes em um só lugar. 

Abordando a necessidade de uma operação sustentável com IA 

A Sustentabilidade se tornou uma das principais prioridades para os CEOs da América Latina, bem como um de seus maiores desafios. No entanto, a IA está pronta para desempenhar um papel cada vez maior dentro das iniciativas de Sustentabilidade e em alinhar as operações de negócios com seus objetivos de ESG. A IA tem o potencial de resolver desafios relacionados à eficiência dos processos comerciais e precisão de dados, automatizando o processo de coleta e análise de dados relacionados ao clima, por exemplo. Hoje, 66% dos profissionais de TI na América Latina indicam que sua empresa implementou Inteligência Artificial ou tem planos para fazê-Lo com o objetivo de acelerar iniciativas de ESG. 

As chaves para desbloquear o valor da IA são confiança e transparência 

No entanto, à medida que a IA amadurece dentro das organizações, também acontecem as práticas de IA confiáveis, responsáveis e éticas. Como líderes, devemos impulsionar uma IA ética e transparente em toda a organização. Trata-se de criar e gerenciar sistemas de inteligência artificial que são benéficos para todos. Dessa forma, devemos ser capazes de explicar como a IA chega a uma conclusão, além de garantir o controle para evitar o viés em dados e o sistema em geral. 

Se as empresas estão apostando nessa tecnologia na região, qual é a nossa responsabilidade como líderes? Aqui, um dos grandes desafios inclui que o campo da IA ética aplicada ainda é relativamente novo e a maioria das empresas menciona a falta de habilidades e treinamento como barreiras para a sua execução. Por isso é tão importante trabalhar com o ecossistema de clientes, parceiros, governo, academia e organizações sociais, para colaborar, nos apoiar, compartilhar melhores práticas e acelerar a implementação de sistemas de IA que sejam confiáveis. Os clientes e os cidadãos o exigem e precisamos garanti-lo. 

Embora grandes avanços tenham sido observados em como alavancar a inteligência artificial, desde as operações de negócios até a Sustentabilidade, é necessário que as empresas garantam que os consumidores possam apreciar os benefícios de uma IA confiável e responsável. 

Assim como o sucesso das organizações depende da confiança, o mesmo acontece com a inteligência artificial. Uma IA confiável e responsável requer um compromisso da liderança. A adoção de IA hoje se encontra em um ponto de mudança em nossa região. A IA centrada no humano é o caminho a seguir para um presente e um futuro mais inovadores e eficientes. 

Tonny Martins, IBM LA Technology General Manager. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.