A rede de saúde dr.consulta estabeleceu metas para a diversidade da empresa para o triênio 2023-2025, em iniciativa inédita para a companhia. O principal compromisso da organização está em fazer do dr.consulta um reflexo da sociedade brasileira, em todos os níveis hierárquicos.
Para estabelecer os indicadores a serem atingidos, a empresa realizou um censo de diversidade, que contou com engajamento de 93% da base de profissionais ativos da empresa. Em seguida, o dr.consulta comparou os dados levantados com as informações do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e estudos da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A partir daí foram definidos objetivos para equidade de gênero, pessoas com deficiência, pessoas negras, comunidade LGBTQIAP+ e profissionais com mais de 50 anos.
Nesse levantamento, além de perguntar dados como cor, gênero e religião, a empresa também convidou os colaboradores a compartilharem o sentimento com relação ao clima de diversidade da companhia, que revelou que 87% consideram o ambiente da empresa diverso e 86% se sentem à vontade para ser quem realmente é no dia a dia.
"Estabelecemos agora nossas metas, mas essa já é uma pauta recorrente aqui no dr.consulta. Sabemos que diversidade gera inovação, pertencimento e um serviço cada vez melhor para os nossos pacientes. Mas não é apenas por isso que estamos genuinamente comprometidos com esse tema, mas porque é o certo a se fazer. Entendemos nossa responsabilidade, enquanto empresa, de caminhar com a sociedade em direção a um futuro de mais equidade e lançar nossas metas publicamente reforça esse compromisso", explica Gabriel Hoffmann, diretor da área de Gente & Gestão do dr.consulta.
Equidade étnico-racial
Em um recorte por grupo minorizado, o dr.consulta estabeleceu como meta igualar, ainda em 2023, o cenário da empresa à realidade do Brasil em relação à população negra, que atualmente corresponde a 45% do quadro de funcionários. Essa meta é dividida em dois recortes para os anos seguintes: em 2024 o dr.consulta quer ter 50% de lideranças negras e em 2025 quer atingir 50% de negros na alta liderança.
Mais mulheres na alta liderança
Atualmente, as mulheres são 83% da força de trabalho da companhia e o objetivo é que elas componham 50% da alta liderança até 2024. A empresa também trabalhará no tema da parentalidade, desenvolvendo ações para que a percepção de ser pai e mãe no dr.consulta seja positiva para, pelo menos, 80% dos colaboradores.