A TCS selou parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e passa a fazer parte do ecossistema de inovação da universidade. A proposta é criar um fluxo de colaboração mútua, onde a multinacional faz aportes de expertises técnicos e de mercado e a academia traz insights sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação formulado por mestre e talentos.
Como associada, a empresa terá acesso a serviços como a conexão com o ecossistema da UFRJ, laboratórios, alunos e docentes; apoio do Parque para participação e organização de eventos; e descontos em programas de capacitação. O acordo também prevê a participação em programas de Inovação Aberta, como Hackathons, desafios, prêmios por soluções inovadoras e aceleração de negócios. O programa permite conectar a empresa com as competências da universidade capazes de solucionar desafios empresariais e tecnológicos em diferentes setores, especialmente o de Petróleo & Gás. Além dessas frentes, será criada uma agenda para especialistas da TCS ministrarem palestras aos estudantes.
Inaugurado em 2003, o Parque Tecnológico da UFRJ desempenha papel de referência para a inovação no Brasil, conectando os diversos setores da indústria e a universidade com o objetivo de solucionar desafios tecnológicos e de inovação. A UFRJ possui hoje mais de 1.400 laboratórios com possibilidades de compartilhamento com empresas, cerca de 60 mil alunos entre cursos de graduação e pós-graduação e 4 incubadoras de empresas com startups nos mais diversos segmentos, abrangendo todas as áreas do conhecimento.