A Anatel adiou para o ano que vem a análise dos processos das operadoras de telefonia fixa para entrada no mercado de TV por assinatura. No momento, aguardam aprovação da agência as operações de compra do grupo TVA pela Telefônica e da empresa mineira de TV a cabo Way Brasil pela Telemar.
Na segunda-feira (30/10), o ministro das Comunicações, Hélio Costa, havia antecipado que a área técnica da Anatel tinha dado parecer favorável à operação da Telemar. A avaliação da superintendência de Comunicação de Massa da Anatel, segundo o ministro, foi favorável o negócio, já que não há conflito com a legislação.
O conselheiro da Anatel Pedro Jaime Ziller, no entanto, foi enfático ao dizer que ainda não há uma decisão sobre o assunto. "Não podemos ser precipitados, temos que fazer um estudo detalhado."
Ziller avalia que o mercado de telecomunicações no Brasil está passando por uma grande transformação e que, em função disso, tem de ser muito bem analisado para evitar que haja uma concentração no setor, que coloque em risco a competição no setor.