Embora já aprovada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a proposta de fusão entre a AT&T e BellSouth, feita pela AT&T em março, foi adiada pela Federal Communications Comission (FCC), pela segunda vez, pois seus membros não chegaram a um consenso.
Dois deles questionam se a transação trará de fato benefícios ao consumidor, uma vez que reduzirá a competição no setor. Eles também estariam respondendo a apelos de lobistas de operadoras concorrentes e a grupos de consumidores, que pediram à FCC que impeça a fusão.
Inicialmente marcada para meados de outubro, a decisão da FCC havia sido prorrogada para a última sexta-feira, 27 de outubro. Uma das sugestões para que a FCC aprove o negócio é que o órgão obrigue as empresas a venderem algumas das redes que viessem a se sobrepor, bem como a licença para a oferta de serviços de banda larga sem fio da BellSouth.
A AT&T disse estar aberta para discutir possíveis sugestões, mas acredita que elas não sejam necessárias para que a fusão beneficie os consumidores.