Um framework de desenvolvimento totalmente em Java será adotado pelo governo federal como base para a contratação de software para toda a administração pública. A informação foi dada por Elizier dos Santos, líder do projeto no Serpro, que apresentou a ferramenta na 5ª Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2008), realizada em Foz do Iguaçu de 30 de outubro a 1º de novembro. Ele destacou as estratégias utilizadas para o desenvolvimento de um sistema para o governo e não apenas para uma empresa específica: ser aberto e compartilhado; voltado para a integração e possibilitar a viabilidade do controle.
A idéia com o a adoção do framework é que o Estado tenha maior controle nas aquisições de soluções tecnológicas, trabalhe com sistemas padronizados, além de fomentar o mercado para o uso preferencial de plataformas abertas. De acordo com Santos, o sistema facilita a padronização das soluções de governo, tanto em tecnologias como em arquitetura. "A padronização possibilita o reuso de conceitos e práticas maduras, maior facilidade de suporte e absorção de sistemas e facilidade de integração e disponibilização de serviços para os novos sistemas", afirmou.
O framework é originário da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e apenas em 2007, o Serpro adotou a ferramenta, a qual precisou ser adequada para a realidade da empresa, que possui intenso volume de demandas e atividades específicas. O projeto de evolução do framework tornou-se mais intenso neste ano, quando em março foi publicada a versão 0.1 e estabelecida uma equipe de gestão da aplicação. O framework ainda não foi batizado oficialmente e, de acordo com a equipe de gestão, o Serpro está aceitando sugestões.
- Padrão de sistemas