Portal Software Público libera programa de gestão educacional

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Já está disponível gratuitamente no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) o primeiro sistema de gestão educacional livre desenvolvido no país. O I-educar, desenvolvido no município de Itajaí, em Santa Catarina, é um sistema de gestão escolar que permite centralizar informações de todas as escolas municipais em um único banco de dados. O sistema também permite gerir matrículas, transferências, emissão de certificados e diplomas, suspensões e quadro de horários de forma integrada.
Segundo o coordenador do Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa da Prefeitura de Itajaí, Jean Carlos Sestrem, todos os relatórios gerenciais e dados exigidos pelo Ministério da Educação para liberação de recursos podem ser obtidos em tempo real. Ele informou que o sistema conta também com um módulo que faz a gestão de bibliotecas de cada escola. "Uma das principais vantagens do I-educar é a centralização das informações de todas as escolas municipais em um banco de dados único, controlando o cadastro de alunos, com seus dados pessoais, familiares e pedagógicos", salientou.
Na opinião de Sestrem, uma gestão escolar eficaz diminui a carga de trabalho do corpo administrativo da escola e resulta em mais tempo livre para o desempenho de outras atividades.
O I-educar foi lançado no Portal do Software Publico durante a 5ª Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2008), realizada em Foz do Iguaçu de 30 de outubro a 1 de novembro.
Gestão municipal
Durante a Latinoware 2008 também foi lançado o ambiente Colaboração, Comunidade, Conhecimento e Compartilhamento (4CMBR) que é a primeira comunidade temática do Portal do Software Público. Esse ambiente é destinado às administrações públicas municipais brasileiras e já disponibiliza documentos úteis ligados à tecnologia da informação municipal, bem como soluções livres de interesse das gestões municipais como é o caso do I-educar. O ambiente oferece ferramentas para a interação entre os usuários como fóruns, chats e ambientes de colaboração.
O Portal do Software Público, administrado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, inaugura um novo modelo de licenciamento e de gestão das soluções desenvolvidas na administração pública ao compartilhar soluções que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade.
São 18 soluções livres disponibilizadas no portal desenvolvidas pelo governo federal, estados, municípios, empresas e universidades, cujo código-fonte pode ser obtido mediante cadastramento. Cerca de 28 mil pessoas participam das comunidades de compartilhamento.
O objetivo é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponibilizados e, conseqüentemente, a melhoria do atendimento à população. Para disponibilizar soluções do setor público no Portal do Software Público Brasileiro é preciso entrar em contato através do correio eletrônico guialivre@planejamento.gov.br.

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