Todo o atendimento das ligações para doações ao Teleton 2008 ficará, mais uma vez, sob responsabilidade da empresa de call center paulistana SPCOM. É o quinto ano consecutivo que a SPCOM oferece seu trabalho de maneira voluntária para o evento, transmitido ao vivo pelo SBT, e cuja arrecadação é revertida para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). O atendimento telefônico na SPCOM é feito por cerca de 4,5 mil voluntários (funcionários, familiares e amigos), que se revezam durante 27 horas ininterruptas para receber e registrar as doações. Nas edições anteriores do Teleton, a equipe SPCOM atendeu a uma média de 107 mil ligações por evento, com arrecadação média de R$ 2,3 milhões.
"A adesão entre nossos funcionários é de quase 100%. Isso nos dá muito orgulho, pois reflete a política da empresa de estimular o voluntariado e a responsabilidade social, em todas as suas vertentes, seja como empresa parceira de uma ação global, seja despertando a consciência dos indivíduos", afirma Alexandra Periscinoto, presidente da SPCOM. Para atender ao grande volume de ligações, a central da SPCOM começa a se preparar com quatro meses de antecedência, cadastrando os voluntários e organizando ações que ajudem a integrar a equipe de atendentes com os portadores de necessidades especiais da AACD. O foco é a conscientização.
Também é montado um moderno suporte tecnológico para o atendimento das chamadas, integrado com a estrutura de telefonia e com a empresa responsável pela emissão e validação dos cartões de crédito dos doadores. Essa é uma das ações de responsabilidade social mais premiadas da SPCOM. A parceria voluntária é amplamente reconhecida no setor e o case Central Teleton 2007 acaba de ser anunciado como vencedor do 1° Prêmio Nacional de Telesserviços, na categoria Responsabilidade Social. Em maio, a SPCOM já havia recebido o Prêmio ABEMD, pelo quarto ano consecutivo, também com o case Central Teleton de Doações – O Trabalho Voluntário Ajudando Pessoas.