Integrar o sistema de informações geográficas (GIS) ao de gestão empresarial, de business intelligence e de tomada de decisão é o principal desafio da Imagem, fundada em 1986, que conta com 25% de participação no mercado nacional de informação e tecnologia espacial, como imagens de satélites e de radar, mapas territoriais de múltiplas escalas e temas, entre outros.
Além de ser umas das principiais fornecedoras do mercado latino-americano, a empresa inaugurou uma subsidiária nos EUA, na Califórnia, com o objetivo de expandir a participação mundial no segmento de utilities, que representa quase 30% da sua receita anual, de R$ 54 milhões.
"Como parte de nossa de entrada no mercado norte-americano, fechamos parceria estratégica com a ESRI Inc., que é uma das líderes em soluções GIS, o que nos ajudará a atingir receitas por volta de R$ 60 milhões nesse ano", estima Marcos Covre, diretor comercial da empresa.
Ele adiantou que a empresa pretende intensificar a ofertas de serviços da principalmente para os segmentos como telecomunicações e utilities, pois são empresas em que os ativos têm grande valor monetário e, portanto, devem ser gerenciados com informações sempre atualizadas e de forma planejada. "Auxiliamos na agilidade da tomada de decisão de negócios ao considerar variáveis relacionadas à localização exata da infraestrutura, mercado ou matéria-prima utilizada na gestão de um negócio", completa.
Sediada em São José dos Campos, no interior de São Paulo, a Imagem conta com cinco escritórios e uma rede de parceiros no país, além de uma filial na Espanha. Alguns dos seus clientes são empresas como Citrovita, Eletropaulo, Embrapa, governo de Goiás, Oi, Prefeitura de Recife e Petrobrás, além instituições da área de defesa.
Aposta na internacionalização
A unidade nos Estados Unidos terá como foco o Gisconnex, software que integra e expande as capacidades dos sistemas de informações geográficas da ESRI e da tecnologia SAP. "Gerenciar uma rede de distribuição de energia, por exemplo, depende de uma solução GIS. Ao integrar as geoinformações com os demais dados organizacionais é possível potencializar o uso do SAP, permitindo uma gestão completa dos ativos da empresa, sejam eles financeiros, humanos ou geográficos, e oferecer informações sobre o negócio mais detalhada para a tomada de decisão", afirma Covre, acrescentando que o plano do governo Obama, que propõe alcançar a autosuficiência energética do país até 2012, é um reforço para os planos da Imagem.
Ele destaca que o projeto da Imagem é transformar a unidade nos Estados Unidos em uma empresa independente. "Temos know-how em investir em projetos que acabam gerando start-ups de sucesso", afirma Covre, citando os exemplos da Promaps, que surgiu em 2007, para atuar no segmento de mapas digitais e infraestrutura de dados para sistemas de informações geográficos, web services, navegação, logística e OEM, e da Surface, criada em 2008 como provedora de mapas tridimensionais e classificação de uso de solo para empresas de agricultura, meio ambiente e telecomunicações. "São empresas que nasceram a partir da Imagem e que têm vida própria", explica.
- Aposta na internacionalização