O Facebook parece estar desafiando a máxima segundo a qual o aumento do tamanho geralmente é sucedido pela desaceleração do crescimento. O indicativo disso é o informe de resultados financeiros referente ao terceiro trimestre deste ano que mostra um aumento de 56%, para US$ 7 bilhões, e 166% no lucro líquido, para US$ 2,38 bilhões, o que ratifica o domínio da rede social na publicidade móvel.
A taxa de crescimento do Facebook é o dobro de qualquer outra empresa norte-americana com receita na faixa de US$ 20 bilhões ou mais, excluindo aquelas que crescem através de aquisições, de acordo com dados da Standard & Poor's Capital IQ.
Em teleconferência com analistas, o Facebook disse, no entanto, que não deve manter o ritmo atual de crescimento. A partir de meados do ano que vem, a rede social deixará de exibir aos usuários anúncios em seu feed de notícias, a tática que foi usada para impulsionar o crescimento da receita nos dois últimos anos. Como resultado, o crescimento da receita com publicidade online vai "cair significativamente", disse o diretor financeiro (CFO) Dave Wehner.
Segundo ele, o Facebook agora espera uma contribuição "muito menor desse importante desse segmento no futuro". Wehner acrescentou que a empresa espera estimular o crescimento adicionando mais usuários e aumentando o tempo gasto por eles na rede social. "O vídeo é a chave para essa estratégia."
O crescimento do Facebook ultrapassou, inclusive, seu único rival na publicidade online, o Google, que na semana passada anunciou que a receita trimestral cresceu 20%. O Facebook e o Google juntos arrecadaram 68% dos gastos com publicidade online nos EUA no terceiro trimestre.G