A emergência climática, as crises sanitárias globais e as mudanças em relação ao universo do trabalho aceleram as discussões sobre ESG em todo o mundo. Atenta à essa demanda, a 1Doc — GovTech de Software as a Service de processos, atendimento, comunicação e gestão documental — tem promovido mudanças em gestões públicas em todo o país alinhadas a esses critérios, simplificando e democratizando os processos de administração com segurança, celeridade, confiabilidade e transparência. A plataforma já gerou meio bilhão de reais de economia, com soluções digitais que beneficiam ¼ dos brasileiros.
Na tradução, o termo ESG significa que, além de bons índices financeiros, um negócio promissor precisa ser também sustentável, socialmente responsável e ter uma conduta corporativa íntegra, alinhada a seus propósitos e ao ambiente no qual está inserido. No entanto, no poder público esse é um movimento raro e difícil de se construir, sobretudo a nível municipal, onde existem menos recursos e grandes inconsistências, como a morosidade das tratativas, a dificuldade na coleta e organização de dados, falta de acesso a serviços e a garantia de direitos civis, entre outros.
Quando se fala em Governança dentro do ESG, significa colocar as organizações e empresas em uma mesma direção, independente de seus segmentos, mas que comunguem do mesmo interesse de construção e desenvolvimento para o futuro. Nesse ponto, encontra-se outra dificuldade de aplicar essa dinâmica dentro da iniciativa pública. No Brasil, por exemplo, existem diferentes gestões, com visões políticas divergentes, localizadas em regiões e contextos distintos e que apresentam problemáticas particulares. O que torna ainda mais complexo a inserção das mudanças que o ESG se propõe nesse universo.
Transformação digital em prefeituras promovem políticas de ESG
Por meio de investimentos em planejamentos estratégicos e soluções digitais personalizadas, a 1Doc tem conseguido impulsionar o movimento ESG dentro do setor público, com enfoque na Governança, aliada aos princípios de responsabilidade social e sustentabilidade. Ao todo, já são mais de 550 municípios e entidades que passaram por transformação digital através da plataforma, beneficiando milhões de brasileiros por meio da oferta de serviços eficientes e transparentes, ampliação do acesso aos cidadãos e redução dos impactos no meio ambiente.
"A Governança também está relacionada à transparência e à integridade, assim como a um processo de gestão de riscos bem ajustado e ao zelo pela independência, equidade e diversidade nos espaços. Quando propomos a modernização desses processos, com extinção do uso de papel na administração pública e aderência à gestão de documentos em nuvem, é exatamente isso que estamos buscando. A ferramenta aumenta a eficiência e transparência, o alcance e o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados ao cidadão, o que permite grande economia de recursos humanos, financeiros e ambientais", explica Jeferson de Castilhos, fundador da 1Doc.
No âmbito social, a 1Doc também tem proporcionado ações de impacto e transformação. A redução de gasto público, que permite investimento em áreas mais críticas; o aumento da eficiência e acesso dos cidadãos a serviços melhores e garantia dos direitos civis; o armazenamento adequado de dados, que promove o mapeamento das principais demandas do município; as novas ferramentas que viabilização a criação e continuidade de projetos sociais; são alguns exemplos importantes.
Outros resultados demonstram que a ferramenta proporciona, além da aproximação das instituições aos seus usuários e suas respectivas realidades, de forma mais transparente, eficiente e democrática, a geração de economia verde. "Há uma estimativa de que a cada R? 1 milhão de reais poupados em impressões, 1.000 árvores são salvas e cerca de 26 milhões de litros de água são poupados. Hoje, nossos clientes do setor público já chegaram à marca de mais de R? 500 milhões de economia com papel, representando 500 mil árvores preservadas e cerca de 1,3 bilhões de litros de água economizados", reforça Castilhos.
Junto à GovTech, prefeituras e organizações governamentais têm modificado seus aspectos inconsistentes, respondendo às aspirações da população, que instruídas por uma consciência coletiva, agora se preocupa, posiciona e cobra lideranças comprometidas e práticas sustentáveis na oferta dos serviços municipais. Ações estas que procuram ver na infraestrutura das cidades, nas condições de acessibilidade, diversidade e inclusão, na igualdade de acesso às políticas públicas, na transparência dos dados e ações, no comprometimento com a conservação ambiental, entre outras características já trabalhadas pelas estratégias da 1Doc.
A 1Doc é empresa da Softplan de processos, atendimento, comunicação e gestão documental, que está presente em todos os estados do Brasil e beneficia 1 a cada 4 brasileiros com sua solução.