Interatividade da TV digital não deve afastar internauta do PC, indica estudo

0

Grande parte dos brasileiros (89%) ainda sabe pouco ou nada sobre o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), embora 67% garantam ter um grande interesse pela novidade, aponta pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest especializado em pesquisas de mercado online.

O levantamento, para o qual foram consultados 1.684 internautas para avaliar a recepção e aceitação pelos consumidores da TV digital, que começou a operar neste domingo (2/12) na cidade de São Paulo, revela, ainda, que cerca de 44% vão esperar o assunto amadurecer mais para adquirir o set-top box, o conversor que permite a recepção do sinal digital pelos atuais televisores analógicos. Apenas 28% disseram que já pretendem comprar o equipamento.

A Qualibest constatou, ainda, que mais da metade das pessoas (56%) está disposta a pagar um preço de até R$ 200 pelo equipamento, valor que também é defendido pelo ministro das Comunicações, mas que é considerado inviável pela indústria.

Imagem e som são os recursos de melhor percepção com o início da TV Digital, pois 91% acreditam que a imagem será de melhor qualidade com a nova tecnologia, enquanto 85% acham que isso acontecerá também com o som. Para 66% dos entrevistados, essas duas melhorias acontecerão imediatamente após a implantação da TV digital. Em relação à interatividade, 41% consideram que a TV digital vai permitir essa mudança.

?O que percebemos é que ainda faltam mais esclarecimentos sobre os benefícios que a TV digital trará para deixar o consumidor mais seguro a investir na compra de uma nova televisão e de um set-top box?, afirma a diretora do Instituto QualiBest, Daniela Daud.

Em relação a rotina dos consumidores, 41% deles admitem que a TV digital vá alterar o hábito de assistir televisão, mas somente 29% acreditam que isso aumentará a quantidade de horas que passam em frente ao aparelho. Quando questionados sobre a possibilidade de acesso à internet pela TV, 78% dos pesquisados afirmaram que acessariam tanto pelo computador quanto pela TV.

Entre os recursos que a TV digital poderá proporcionar, os entrevistados dão maior importância à capacidade de receber imagem e som com maior nitidez (88%). Os outros dois pontos que atraem os entrevistados não estão diretamente ligados à digitalização da televisão, sendo recursos, na verdade, dos DVRs (Digital Video Recorders): capacidade de gravar o programa que será transmitido diretamente na TV (84%) e capacidade de transmissão do mesmo programa em diferentes horários (80%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.