Nada menos que cerca de 80% dos brasileiros estão muito ou extremamente preocupados com o acesso ilegal e o uso inadequado de informações pessoais, conforme indica um levantamento feito pela Independent Communications Research, encomendado pela Unisys, fornecedora global de serviços e soluções de TI. Destes, 41% afirmaram estar ?extremamente preocupados?, com o roubo de identidade, 38% ?muito preocupados? e 6% não estão ?nada preocupados? com essa ameaça.
Para a pesquisa foram ouvidos aproximadamente 1,5 mil brasileiros de 18 a 60 anos, das classes A, B e C. O grau de preocupação dos entrevistados com o problema foi avaliado por uma escala indicativa de zero a 300, na qual zero representa nenhuma preocupação e 300, preocupação extrema.
?A fraude digital que tem crescido no Brasil, pois a cada dia aumenta o número de pessoas com acesso a internet, consequentemente as movimentações bancárias on-line e as compras virtuais, muitas vezes realizadas por internautas despreocupados com indicadores básicos de segurança?, afirma o especialista em segurança digital e diretor da OS&T Informática, Sérgio Leandro. De acordo com um levantamento do instituto e-bit, a participação desses internautas com renda inferior a R$ 1 mil subiu de 6%, em 2001, para 8% em 2006 e deverá crescer 40% nos próximos cinco anos.
Ainda de acordo com Leandro, para realização das fraudes os invasores estão usando táticas como o envio de e-mails que estimulam a curiosidade dos internautas, por exemplo, anúncios de fotos inéditas de desastres recentes, mensagens em anexo com revelações sobre a vida íntima do intenauta e os links de promoções fantásticas. ?Ao clicar no e-mail, um software é baixado no computador. Sem que o usuário perceba, são coletados números de contas bancárias e de cartões de crédito e as respectivas senhas. A vítima só vai descobrir o golpe quando aparecer um rombo em sua conta corrente?, acrescenta.
O principal responsável é o golpe do phishing, modalidade de fraude eletrônica em que mensagens falsas são enviadas para enganar os internautas e instalar os programas maliciosos de roubo de identidade. O problema não é novo, mas tem crescido de forma tão assustadora que já superou o volume de vírus de computador. Diariamente, quase 8 milhões de e-mails de phishing são disparados para usuários de todo o mundo, em especial do Brasil e dos Estados Unidos.
Segundo o especialista em segurança digital, entre as precauções que os usuários deve adotar estão nunca fazer downloads de software desconhecido a partir de e-mails que não reconhece; procurar sempre digitar o endereço (URL) da página web a que pretende acessar; ao comprar pela internet, jamais passe dados pessoais ou financeiros por e-mail; e checar se o "cadeado" apresentado pelo site realmente refere-se a identidade apresentada, entre outras medidas.