A fabricante norte-americana de equipamentos para redes de telecomunicações 3Com anunciou nesta quarta-feira, 3, crescimento de 19% no primeiro semestre do ano fiscal de 2009 (que vai de junho a novembro) em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar do crescimento, o presidente da companhia no Brasil, Adriano Gaudêncio, reconhece que a crise freou um pouco o desempenho da companhia, que importa todos os produtos que vende no País. Segundo ele, sem os efeitos da crise o aumento da receita teria ficado entre 21% e 23%. Em junho a 3Com encerrou o ano fiscal de 2008 com um crescimento de 58%. O companhia não divulga o faturamento no País.
Gaudêncio explica que nos meses de outubro, novembro e dezembro o segmento de governo costuma executar as RFPs que foram colocadas ao longo do ano. Os proponentes fizeram as suas propostas em reais com base no dólar da época, que segundo o executivo variava de R$ 1,60 a R$ 1,80. Como os contratos estão sendo fechados agora, a diferença é enorme. "Não existe margem de canal ou distribuidor que suporte uma diferença deste tamanho", diz Gaudêncio. O segmento de governo responde por cerca de 35% das vendas dos produtos enterprise.
Para aliviar um pouco o peso sobre os parceiros, a cada semana a 3Com estabelece uma margem de câmbio para os canais. Assim mesmo o dólar estando a, por exemplo, R$ 2,40, os distribuidores e canais podem importar os produtos a R$ 2,15, sendo a diferença absorvida pela 3Com. Gaudêncio diz que essa margem de manobra varia a cada semana, mas que tem ficado em torno dos 10%. "Mas às vezes isso não é suficiente. Temos que espremer as margens de todos que estão no negócio", afirma.
Para o ano que vem, Gaudêncio espera manter o crescimento. Na sua análise, a crise pode até beneficiar em presas como a 3Com. "Os grandes clientes vão investir com muito mais cautela. E a 3Com é uma opção de qualidade e preço baixo. O segmento de governo e de médias empresas não liga para marca e a 3Com está muito bem nesses dois mercados", diz ele.
Novos produtos
Antonio Mariano, diretor de tecnologia da 3Com, revelou as novas linhas de produtos que a empresa passa a comercializar no Brasil ainda no primeiro semestre do ano que vem. Os novos produtos são de IP vídeo surveillance, firewall, intelligente managemente center, soluções para data center e Metro Ethernet. Essas novas linhas são desenvolvidas pela chinesa H3C com que a 3Com tem uma joint venture.
- Fornecedores