As reclamações das empresas em relação ao pouco tempo e às dificuldades para se adequarem ao Decreto 6.523/08, que determinou as mudanças no funcionamento dos SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor), os chamados call centers, não devem surtir efeito no governo. O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou que não haverá mudanças nas novas regras, ressaltando que esta é um legislação "revolucionária". "Não tem recuo. As novas regras foram discutidas por um ano e meio e foi dado prazo de adaptação de seis meses [às empresas]. É uma conquista do cidadão", frisou.
Segundo o ministro, o Brasil já tem mais 50 milhões de brasileiros que deixaram de ser joguete nos atendimentos ao consumidor e passaram a serem respeitados. "Na verdade, as gravações tratam o cliente como servo, e o cliente, o tomador de serviço, é senhor", afirmou ao participar, nesta quarta-feira, 3, de sessão solene no Congresso.
Traso Genro também observou que os órgãos de proteção ao consumidor estão preparados. "Os Procons estão adequados. Fizemos treinamento. Não publicamos o decreto de maneira irresponsável. O Ministério Público está conosco." Com informações da Agência Brasil.
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