Embora o Google responda por 33,86% de todo o tráfego dos sites de notícias no Brasil, 65% dos internautas que chegam a essas páginas procuraram por nomes ou endereços dos veículos de comunicação, o que mostra que a decisão do site de buscas, anunciada na terça-feira, 1º, de limitar em cinco notícias o número que cada internauta poderá acessar por dia a partir do Google News não deve exercer grande impacto na audiência dos sites.
Pesquisa feita por meio da Hitwise, ferramenta da Serasa Experian que fornece informações sobre a interação de 90 mil pessoas em 60 mil websites, revela que o número médio de internautas que chegam às informações por meio do site de buscas manteve-se estável em 38% nos últimos sete meses, e 65% dos internautas que chegaram aos sites de notícias por meio de buscas procuraram pelos nomes ou endereços das páginas.
O estudo ainda mostra que os dados do Brasil são semelhantes aos apresentados pelos internautas americanos. Nos Estados Unidos, 62% das buscas são feitas por meio do nome da marca ou endereço do site, e que apenas 15% do tráfego dos sites de notícias vêm do Google News.
Ainda segundo a pesquisa, o número de buscas on-line por notícias feitas no Brasil cresceu 17% em seis meses, impulsionado principalmente pelo crescimento do uso de redes sociais no país. De acordo com o presidente de serviços de marketing da Serasa Experian, Juliano Marcilio, a audiência dos sites de notícias proveniente de sites de relacionamentos cresceu 17% nos últimos sete meses no país.
- Busca espontânea