Técnicos da Telebras e da Informática de Municípios Associados (IMA) se reúnem na segunda-feira, 6, para discutir o projeto de implantação do Plano Nacional de Banda Larga em Campinas, no interior de São Paulo. O encontro é o primeiro passo após a assinatura do termo de cooperação técnica entre as duas instituições, realizada em 30 de novembro. Na pauta de discussões entre os técnicos da IMA e da Telebras estão a construção do backhaul que irá conectar a Rede Campinas Digital, gerenciada pela IMA, à Rede Nacional da Telebrás. Pontos como o traçado das redes e o uso de áreas públicas para sua implantação estão na agenda, bem como o papel que cada entidade desempenhará no programa.
De acordo com Pedro Jaime Ziller, presidente da IMA, quando as duas redes estiverem conectadas, a instituição passará a ter acesso aos cerca de 4 mil municípios que farão parte do PNBL. Entre os benefícios dessa integração, Ziller aponta a possibilidade de fornecer a esses municípios, por meio da internet, acesso a qualquer uma das soluções desenvolvidas pela IMA, contribuindo para melhorar a gestão da Educação, da Alimentação Escolar ou da Saúde, por exemplo.
O termo de cooperação técnica prevê o intercâmbio de conhecimento e a troca de informações, além da integração e compartilhamento de infraestrutura de telecomunicações de municípios, estados e governo federal, visando a otimização do uso destes recursos na implantação do PNBL. A primeira das atribuições que a Telebras deverá cumprir a partir da implantação do PNBL é o provimento de conectividade a todos os órgãos federais alocados nos municípios incluídos no programa. Esta atribuição aproxima as duas empresas, uma vez que a IMA também tem esse objetivo com relação aos órgãos municipais.
- Backhaul