Jucesp amplia exigência de uso do certificado digital para acessar Cadastro Web

0

A partir da próxima segunda-feira, 10, a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) exigirá o uso de certificado digital para o registro de empresas de qualquer tipo jurídico no sistema eletrônico de cadastramento e geração de requerimentos, o Cadastro Web.
A medida faz parte do projeto de modernização do órgão, que pretende promover a virtualização do atendimento ao usuário e implantar um processo único de abertura e encerramento de empresas pela internet, além de aumentar a segurança do registro empresarial.
Desde março o Cadastro Web conta com a opção de acesso via certificado digital, garantindo autenticidade e validade jurídica às informações prestadas.
Após dois meses, iniciou-se a obrigatoriedade para as sociedades anônimas. Em julho, iniciou-se a exigência para as sociedades limitadas.
Segundo o órgão, março e novembro de 2012, foram gerados mais de 1,5 milhão de processos no Cadastro Web via certificado digital.
A partir de agora, o certificado digital também será exigido para os modelos de Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), cooperativas, e todos os demais, tornando-se exclusivo para a solicitação de qualquer ato de registro.
Nesta primeira fase, o certificado digital utilizado no Cadastro Web não precisa ser necessariamente do titular ou sócio da empresa interessada no registro.
O acesso ao sistema pode ser feito com a certificação de um profissional de contabilidade, advogado, procurador, auxiliar ou preposto.
Os usuários terão até domingo, 9, para finalizar seus processos preenchidos via e-mail e senha. No dia seguinte só serão aceitos acessos via certificação digital, impossibilitando a recuperação de informações salvas anteriormente.
A Jucesp informa que dentre os serviços gratuitos disponíveis em sua página na internet (www.jucesp.fazenda.sp.gov.br) o mais procurados pelos usuários é a emissão de certidão simplificada e certidão específica pré-formatada.
As certidões online são assinados eletronicamente pela Secretaria-Geral, possuindo a mesma validade jurídica das certidões emitidas presencialmente. Além de gratuitos, são emitidos instantaneamente.
Desse modo, o interessado não precisa se deslocar até a Jucesp, pagar taxas, enfrentar filas de protocolo e aguardar o prazo de entrega.
Basta acessar o site, digitar o Número de Identificação do Registro de Empresas (Nire) ou o nome da empresa pretendida e mandar gerar a certidão em formato PDF. O processo é feito na hora.
Recomenda-se ao usuário verificar se a certidão sobre o arquivamento pretendido consta nos modelos à disposição no site, tornando desnecessária a emissão de fotocópia, feita presencialmente, sob tarifa e com prazo maior de entrega.
Entre janeiro e outubro de 2012, foram geradas 518 mil certidões no site da Jucesp, que contou com mais de 4,5 milhões de acessos no período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.